As Nossas Hortas Bio

Escola Básica de Braga Oeste (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na escola sempre existiu um espaço com uma pequena estufa sem utilização, Começamos este ano com a reativação do espaço.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 5 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciencias Naturais 6º ano

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A horta surgiu após uma aula de ciências naturais, depois de terem sido germinados alguns feijões.
Os alunos comprometeram se a semeá-los na estufa e a cuidar do espaço.
A rega era feita pelo menos uma vez por semana, e sempre que necessário um dos alunos responsáveis verificava se era necessário mais água.
Também uma vez por semana retiravam as ervas e tratavam do espaço.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Não tenho exemplos a apresentar, quando as plantas estavam a crescer, viemos para casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos da cozinha,

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Foram evitados com cascas de ovos, pouco eficientes.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: