As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início de fevereiro de 2020

2. Área aproximada da horta (m²):

80

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Jardinagem, Cidadania e Mundo Atual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns pais contribuem semanalmente com diversos materiais para auxiliar na horta, tais como: paletes de madeira, resíduos para a compostagem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A implementação da nossa horta é muito recente, a horta tem cerca de duas semanas.
Pretendemos que os produtos da nossa horta (alfaces, coentros, couves, salsa, cebolas, alhos, abóboras, favas ...) sejam vendidos na escola, à comunidade escolar, em pequenas feiras de produtos biológicos.
Alguns dos nossos produtos hortícolas serão também utilizados na cantina escolar.
Pretendemos realizar uma articulação com o curso de educação e formação de Cozinha, para que possam confeccionar alguns dos nossos produtos, tais como favas, couves ou abóboras.
A nossa horta encontra-se já a funcionar pedagogicamente com alunos da Educação Especial, que auxiliaram já na preparação do terreno, e irão participar na manutenção da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma do curso de educação e formação de Jardinagem está responsabilizada pela manutenção da horta. São dez alunos, que, diariamente, estão incumbidos da realização da rega, controlo de infestantes, e monitorização de pragas e doenças; tudo isto, com a supervisão dos professores Patrícia Martins e Ricardo Capitão.
Duas vezes por semana, temos também a colaboração de dois alunos do Ensino Especial, que intervêm em algumas tarefas, supervisionados e auxiliados por alunos e professores do curso de jardinagem.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita pelos alunos, com recurso à enxada, retirando as ervas daninhas.
Utilizando o ancinho, os alunos removeram as pedras, os detritos, e as ervas, tendo posteriormente alisado o terreno.
Os alunos de Jardinagem colocaram uma camada de composto orgânico à superfície do terreno, e com o auxílio da enxada cavaram de forma a incorporar o composto em camadas mais profundas.
Por fim, foi feito um alisamento da terra, plantação e rega das plantas pretendidas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem, neste início da horta, é feita numa pilha existente num espaço exterior contíguo à horta.
São utilizados materiais provenientes da cantina, da limpeza e manutenção dos espaços escolares ajardinados, e também recolhidos em casa pelos alunos.
A escola conseguiu a aprovação da inscrição no programa de compostagem "Devolver à terra", no entanto, este projeto só começará a ser dinamizado em março na escola, onde teremos acesso a um compostor, e a formação para os docentes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas na nossa horta são as seguintes:
- Alface, abóboras, cebola, couve, repolho, alho, tomate
- Salsa, coentros, cebolinho, mangericão
- Favas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tendo em conta que a nossa horta se localiza no Algarve, e divido à escassez de chuva, a rega é realizada com uma mangueira ou regador, utilizando a água da rede, sempre que se justifique. Quem realiza a rega são os alunos da turma de Jardinagem.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita uma monitorização de pragas e doenças, pelos alunos, orientados pela professora de Jardinagem, identificando as mesmas e aplicando medidas de proteção das culturas integradas em agricultura biológica. Os alunos irão combater as pragas e doenças através da luta física e biológica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: