As Nossas Hortas Bio

Escola EB 1, 2 e 3 ciclos Professor Carlos Teixeira (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

120

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2-4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

43

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas para a manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alimentação saudável (criação de uma ementa saudável, ementa vegetariana e distribuição de espetadas de fruta...).
Elaboração de um jogo on-line sobre a alimentação saudável para os alunos do 6ºano da disciplina de Ciências Naturais;
Mudanças de atitudes e comportamentos perante a sustentabilidade do ambiente e do planeta; Contribuir para a melhoria da qualidade de vida;
Articulação das disciplinas afins com a componente prática.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Organização de grupos de alunos com tarefas específicas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza manual e mobilização com moto-enxada;
Fertilização orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocação dos restos orgânicos no eco compostor.
Folhas, varas e ramos, desperdícios vegetais resultantes da preparação e confeção das refeições e borras de café e matéria orgânica produzida pelos animais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão é feita de acordo com as necessidades das culturas, utilizando métodos de rega localizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação das culturas.
Através de feromonas e armadilhas. Utilização de insetos auxiliares.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galináceos e coelhos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: