As Nossas Hortas Bio

Jardim de Infância de Igreja V. S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde novembro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta pequena (50m2)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Crianças de 4 e 5 anos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuindo com sementes, fertilizante de cavalos, dando sugestões e também vão pedindo informações sobre como usar produtos não tóxicos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os pais estão a aderir aos pedidos feitos pelos professores e seus filhos, estão a ficar sensíveis à forma como estamos empenhados a proteger o ambiente, comprando mais produtos biológicos.As crianças por seu lado também estão motivadas e ficam felizes quando participam nas atividades.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dois dias por semana vamos tratar da horta.Dividem-se grupos de 4 a 5 crianças, umas semeiam, outras colocam fertilizante, outros apanham folhas, os que têm mais força cavam a terra, regam, tiram ervas, sempre orientados.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente pedimos terra de fora pois a existente não era adequada para produzir. depois tivemos de tirar ervas e foi preciso cavar, esta tarefa foi um pouco dificel pois não temos utensílios muito adequados mas lá conseguimos colocar a terra como tínhamos projetado. Entretanto uma mãe ofereceu-se para oferecer fertilizante e fomos buscá-lo em sacos para as crianças verem de onde vinha, (cavalariças existentes em S. Cosme). Por fim foi colocado na terra. neste momento as favas, as ervilhas e as couves já têm um tamanho considerável, as alfaces estão um pouco "fraquinhas", não desenvolveram muito e morreram devido ao mau tempo que se fez sentir.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas, cascas de fruta, de legumes, serrim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos couve híbrida, favas, ervilhas de grão e de quebrar, batatas, alface, beterraba e alho francês. As consociações colocadas foram alecrim, tomilho, rosmaninho e alfazema. Também colocamos entre as culturas um medronheiro e um loureiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento ainda não foi preciso regar muito pois o solo encontra-se muito húmido.No entanto, quando fizemos as sementeiras as crianças encheram regadores com água e molharam um pouco a terra onde tinham feito as sementeiras.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não apareceram pragas mas estamos atentos. Temos porém algum bichinho que nos anda a comer as raízes das couves e a couve fica cortada, então telefonamos à engenheira Verónica do Parque da Devesa e ela disse-nos para colocarmos cinza no pé para ver se o bichinho não ataca novamente. E parece estar a dar resultado, para já as couvinhas continuam a crescer.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Como estamos no inicio ainda não deu para usarmos os nossos produtos, mas a intenção é usarmos os produtos que cultivamos em algumas refeições, e também as crianças levarem para casa para ser um incentivo à compra de produtos biológicos. Relativamente às aulas; nós planeamos o que fazer na horta dentro e fora da sala de atividades. Quando estamos a trabalhar na horta estamos a aprender o que estamos a fazer, o nome das sementes, dos utensílios que usamos e termos próprios como cavar, alisar, estrumar etc.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Troquei a ordem das fotografias sem querer. Aqui neste ficheiro encontra-se o croqui da horta. nas imagens em cima pode ver-se algumas atividades que as crianças estão a desenvolver na horta, cavar, plantar e semear.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Nestas imagens há uma descrição de algumas atividades que desenvolvemos e que foram noticia no jornal dos escuteiros de V. S. Cosme.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Estamos muito motivados esperamos agora que os legumes cresçam para as crianças se orgulharem do trabalho desenvolvido.

15.1. Link para a página da horta:

Jornal dos escuteiros " Chama da juventude" e a pagina da associação de pais de V, S, Cosme