As Nossas Hortas Bio

Jardim de Infância da Giesteira (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

No pré escolar as áreas são transversais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Depende da altura do ano e das condições climáticas. Normalmente 2 a 3 vezes por semana.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Interesse por parte dos alunos no tratamento e limpeza da horta. Gosto em ver o crescimento dos produtos plantados/semeados. Degustação dos mesmos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há alturas em que todo o grupo participa. Há alturas em que se escolhe na planificação do dia (de manhã) quem são as crianças que vão tratar da horta nesse dia.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita trazendo terra “boa” pelos pais e funcionários, visto a terra existente não ser boa para o pretendido. A limpeza é realizada pelas crianças com ajuda dos adultos. Normalmente coloca-se fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas variam de ano para ano. Normalmente cultiva-se: alface, cenoura, feijão, milho, couve. Também é habitual plantar ervas aromáticas e outras plantas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada sempre que necessário e é escolhida a criança para o fazer, alternando entre todas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Todos os anos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram confecionadas saladas. Toda a comunidade escolar esteve envolvida. As crianças que não gostam de saladas, quiseram comer, pois era a “nossa salada”.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram feitos chás de ervas aromáticas que todos beberam.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Antes de se plantar ou semear algo, as crianças dão as suas opiniões sobre este assunto e colaboram trazendo de suas casas as sementes ou plantas a semear. Vão tratando da manutenção da horta e observando o crescimento dos produtos que semearam. Falam sobre as partes constituintes das plantas e do que estas necessitam para crescerem.
Realizam-se caminhadas ao meio para observar vários tipos de plantas, legumes e árvores.
Fazem-se registos gráficos sobre as observações realizadas no JI e no meio.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: