As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

(Pré-escolar, Ciências Naturais), Cidadania e Biologia.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

53

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacte da horta nos alunos está patente, principalmente, no entusiasmo demonstrado aquando da realização das tarefas e na interação que se estabeleceu entre os alunos da pré-escolar (turma G) e os alunos do 9º ano (turma A). Parte do projeto da horta consistia no apadrinhamento de um aluno do pré-escolar por um aluno do 9ºano.
Esta interação conferiu uma maior responsabilidade aos alunos do 9º ano, pois tinham a missão de dar o exemplo e de transmitir valores relacionados com a sensibilidade ambiental, respeito pela natureza e pela gestão dos recursos naturais.
No geral, os alunos adoraram participar nas necessidades e cuidados da horta ficando sensibilizados para os benefícios de uma agricultura biológica.
O contacto direto com a terra a que muitos alunos estão privados, permitiu-lhes um conjunto de aprendizagens que vão desde a preparação da terra, plantação e semeio, passando pelo cuidar das culturas, colher os legumes ou frutos, até chegar à degustação dos alimentos. Todas estas fases são enriquecedoras do conhecimento e sabedoria para colocar em prática de futuro.
Tornou-se um local de aprendizagem para as ciências naturais e um local apreciado por todos os que o visitavam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi feita, principalmente, às segundas-feiras pelos alunos do pré-escolar e os alunos do 9º ano. Nestes dias, os alunos do pré-escolar juntamente com o seu padrinho (um aluno do 9ºano), e sob a orientação das professoras, apanharam as ervas daninhas, folhas velhas, regaram (se necessário) e cultivaram quando foi altura para isso. As turmas do 9º ano e do pré-escolar eram divididas e cada metade encarregava-se de uma metade da horta.
Outras turmas entusiasmaram-se com o trabalho que estava a ser desenvolvido na horta, nomeadamente o 5º M, que colaborou na rega e na recolha de ervas daninhas prejudiciais ao desenvolvimento das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do terreno foi feita pelos alunos do pré-escolar em colaboração com os alunos do 9ºano. Os alunos começaram por arrancar as ervas daninhas que tinham nascido no verão, apanhar as folhas velhas e cultivos secos. Alguns alunos do 9º ano usaram ancinhos para auxiliar a limpeza.
Depois do terreno estar limpo, os alunos do 9ºano e do pré-escolar lavravam-no com enxadas. Como os enxadas ainda são muito pesadas para os meninos do pré-escolar e para alguns alunos do 9º ano, o funcionário da escola, o Sr. Figueiredo, ajudou neste processo de preparação do solo.
Em termos de fertilização misturou-se folhas velhas trituradas no terreno para o enriquecer com matéria orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, Ervilhas, Milho, Batatas,Feijões e Chuchu.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega era feita diariamente, nas épocas de pouca pluviosidade, pelos alunos do pré-escolar. Os alunos do 9º ano também ajudavam às segundas-feiras quando lá iam fazer a manutenção.
Contudo, outros alunos também participaram, como foi o caso do 5º M.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve situação de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Devido ao entusiasmo demonstrado pela horta e devido ao seu valor pedagógico o 5º M assistiu a uma "aula" dinamizada pelo colaborador da escola, o Sr. Figueiredo, que tem bastante experiência em agricultura e nos deu orientações sobre as plantações existentes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No dia 16 de janeiro, a turma do 5ºB, visitou a Quinta do Arrife (Quinta pedagógica, localizada em Santarém), para participar na ação intitulada: "Maternidade de Plantas". Nesta ação foram dinamizadas várias atividades: " O Viveiro de Plantas" e o " Trilho Botânico".
No "Viveiro de Plantas", os alunos aprenderam a reproduzir as plantas úteis, por semente e por estaca, técnicas apreendidas para contribuir para a preservação da flora local e para o povoamento dos novos espaços verdes.
No " Trilho Botânico", houve a identificação de espécies botânicas locais e exploração das suas potencialidades ecológicas e económicas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No dia 3 de março, consolidou-se mais uma vez um dos objetivos do projeto da horta, ou seja a interação entre os alunos do 9º ano e os alunos do pré-escolar. Em conjunto visitaram a Quinta do Arrife (Quinta pedagógica, localizada em Santarém) com a temática “Quando a Burra vai às couves” e realizaram as atividades: Burricada e Horta. Na atividade “Burricada”, os alunos tiveram oportunidade de refletir sobre a forma como os animais são tratados e o seu papel nos ecossistemas, por exemplo que o estrume que é usado na quinta para fertilizar os solos resulta dos burros.
Na atividade “Horta”, os alunos aprenderam como se faz vermicompostagem e a importância de não utilizarmos um composto químico na fertilização dos solos.
Para controlarem os “ataques” dos caracóis e lesmas podem usar cascas de ovos ou cinzas. Ainda houve a oportunidade de cada aprender a cultivar uma couve.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Facebook - página Crescer com a horta