As Nossas Hortas Bio

Jardim de Infância de Esmeriz (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2018-2019

2. Área aproximada da horta (m²):

10 metros quadrados apoximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Àrea do Conhecimentodo Mundo ( no pré escolar não há disciplinas)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Criaram a horta o ano passado juntamente com as crianças e a Educadora e Auxiliares. Este ano procederam +a requalificação da horta já existente fazendo a manutenção todas as semanas. A rega é feita todos os dias pelas crianças com a ajuda da Educadora e Auxiliares e a colheita dos produtos da horta é feita pelas crianças sempre que necessário com a ajuda dos pais ou da Educadora e Auxiliares.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Promoção da interação escola / família
- Consumo dos produtos da horta na escola
- Um meio de maior sensibilização para a implementação de uma alimentação saudável
- Um bom incentivo para as crianças que não gostavam de sopa, aprendessem a gostar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alguns pais e avós supervisionam, cuidam, colhem da horta sempre que necessário. A rega é feita pelas crianças diariamente com ajuda da Educadora e Auxiliares.

7. Como é feita a preparação do solo?

Usando as alfaias agrícolas adequadas e usando como fertilizante o composto da compostagem (projeto da Junta de Freguesia)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita num projeto da Junta de Freguesia em as famílias participam, mandando para o Jardim pelas crianças os resíduos orgânicos de casa depositados num contentor adequado, que a Junta vem recolher semanalmente. Os resíduos orgânicos do Jardim também são colocados no contentor pelas crianças. A compostagem não é feita no Jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Framboesa, morangos, couve galega, roxa, repolho, curgete, feijão verde, brócolos, cenouras, alho francês, batatas, cebolas, espinafres, tomate, salsa e alface,etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

È feita todos os dias com água da rede

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por observação dos familiares conhecedores do assunto, de cada vez que se vão á horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

elaboração de um espantalho e sinalética de identificação das plantas

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de uma sopa no dia da alimentação.
-Envolveu as 19 crianças, a Educadora e a Auxiliar.
-As crianças colheram com os adultas as hortículas necessárias para a sopa, identificaram, lavaram e cortaram. Por fim juntaram na panela com água. Depois de feita, comeram a sopa ao almoço.
-Sensibilização para a importância da sopa numa alimentação saudável

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
- 2 vezes.
- Envolveu as 19 crianças, a Educadora e a Auxiliar.
- Explicação e observação das diferentes hortículas, das suas diferentes características e suas finalidades.
- Canção "Quem cresce na horta"

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Elaboração de um espantalho e sinalética de identificação das plantas
- 1 vez
- Envolveu as crianças finalistas, a Educadora e a Auxiliar.
- As crianças quiseram elaborar um espantalho. As famílias contribuíram com material que trouxeram de casa. O espantalho foi construído e pintado no Jardim. Assim como a sinalética que as placas foram oferecidas por um pai carpinteiro e pintadas pelas crianças.
- Embelezar a horta , identificar as plantações e proteger as hortículas dos pássaros.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nada a referir

15.1. Link para a página da horta:

Não utilizei nenhum