As Nossas Hortas Bio

Escola Básica de Monte (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Ainda náo existe. Fioi implementada este ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

Entre 40 a 50 m quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do meio e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Todos os alunos do 1º ciclo 40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Emprestando ferramentas e fornecendo algumas plantas ou sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tanto os alunos como a comunidade mostraram-se muito motivados e participaram com muito entusiasmo nesta atividade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem equipas de alunos que, rotativamente ficam encarregues de tratar da horta semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma vez que a horta não existia e o terreno não estava devidamente preparado, foi pedida a colaboração da junta de freguesia para trabalhar o solo a primeira vez e torna-lo cultivável.
A partir desse momento, todo o tratamento da horta será feito pelas equipas de alunos formadas para esse objetivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ainda não foi possível devido ao encerramento das escolas, mas pretendemos fazer no próximo ano letivo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Daremos primazia às ervas aromáticas, aos produtos hortícolas, chás e morangos. Verificando as escolhas feitas pelos alunos em casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Será com recurso a mangueira. Mas no próximo ano letivo pretendemos colocar no recinto escolar alguns recipientes para recolher a água da chuva para este efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não...

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nota: Como a horta só foi implementada este ano letivo, e ainda por cima foi interrompida, devido ao confinamento, ainda não se desenvolveram atividades….Mas pretendemos realizar a feira na escola que já existe, a confeção de sopas e ou outros pratos e também aulas na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi foco de motivação para muitos alunos que encararam esta atividade como uma mais valia da escola.
Consciencializou-os para a importância da agricultura biológica e o impacto que poderá ter no ambiente.

15.1. Link para a página da horta:

Ainda não foi criado Link.