As Nossas Hortas Bio

Escola Básica de Ammaia (Marvão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Educação Especial, Educação Visual, Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias disponibilizam, 2 a 3 vezes por ano, plantas, estrume biológico e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O grupo de alunos inscritos para participar nas atividades da horta desenvolve espírito de equipa, aprende a experimentar tarefas mais práticas, a valorizar o cultivo da terra e a importância de uma agricultura biológica e sustentável, para o ambiente e para a saúde.
Este tipo de atividades permitem que os alunos estejam ao ar livre, em contacto com a natureza, exercitando tanto o corpo e a mente, e afastando-os das novas tecnologias e combater o sedentarismo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos um grupo de alunos que se revezam nas tarefas de manutenção da horta. De momento, aguardamos o bom tempo para se iniciarem as plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza será feita manualmente e de forma mais intensa a partir do mês de fevereiro, mobilizando professores, funcionários e alunos voluntários.
Na fertilização utilizamos apenas estrume de ovelhas e cabras doado pelo Encarregado de educação de um dos alunos envolvido na manutenção da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos atualmente ervas aromáticas (salsa, coentros, oregãos, erva azeda) e couves. No centro da horta existe um sobreiro (Quercus suber L.) Logo que o tempo o permita contamos semear favas, batatas, nabiças e ervilhas e plantar alho francês.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No ano letivo anterior a hora era regada manualmente, utilizando uma pequena mangueira e regadores. Este ano contamos colocar um deposito para recolher água da chuva e iremos aproveitar essa água para a rega, que será sempre feita ao primeiro manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Esta monitorização é feita regularmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ECO-Escolas-do-AE-Marv%C3%A3o-109003817258324/?epa=SEARCH_BOX