As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos

2. Área aproximada da horta (m²):

46 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Projeto DASS | Biologia/Geologia | Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias cedem sementes e confeccionam em conjunto com os seus educandos alguns produtos hortícolas produzidos. Nas deslocações à Escola alguns Encarregados de educação vistam a horta e acompanham as atividades desenvolvidas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns produtos cultivados são confeccionados na cantina da escola. Nas feiras na comunidade educativa são vendidos produtos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada através das brigadas de trabalho hortícola 2 a 3 vezes por semana, em que é delineado um plano de trabalho rotativo das atividades (desde a preparação do solo, plantação, manutenção das culturas, colheita dos produtos, identificação das plantas e sementes, recolha dos resíduos orgânicos,…)

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente um tractor lavrou a terra, actualmente a horta é cavada manualmente. O solo é fertilizado com recurso ao composto orgânico produzido em compostores naturais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Na produção de composto orgânico utilizam-se resíduos da cantina da escola e restos orgânicos da própria horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diferentes tipos de couve conforme a época de produção, tomate, cebolo, pimento, feijão verde, nabiça, ervilha, favas, alho-francês, abóboras, batatas, alho, etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada através do aproveitamento da água de uma mina existente no pomar junto à horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, com recurso a anti-pragas caseiros sempre que as plantas necessitam.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas favas apareceram "piolhos", tendo sido combatidos com recurso a anti-pragas composto por vinagre, sumo de limão, gostas de lixívia e água, sendo posteriormente borrifadas as plantas afetadas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Acompanhamento e sensibilização à comunidade educativa por Eng.º agrónomo de uma associação local de apoio aos agricultores.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na Feira na Escola realizada duas vezes por ano com o envolvimento dos alunos do projeto e da turma do curso profissional de técnico auxiliar de saúde.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção na cozinha da escola de produtos hortícolas e outros pratos com a participação dos alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: