As Nossas Hortas Bio

Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

33 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

4200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Técnicas especificas, Produção agrícola e Clube de hortofloricultura

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na horta os alunos desenvolvem diversas atividades, desde a preparação do solo, mobilização, realização de canteiros, sementeira e plantações.
Os resíduos orgânicos da cozinha são aproveitados para o compostor, assim como os resíduos verdes provenientes da limpeza de infestantes e corte de relvado dos jardins da escola.
Os produtos provenientes da horta serão utilizados na cozinha da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta será feita pelos alunos e pelo jardineiro da escola. Cada turma tem um espaço (parcela) para as atividades práticas. Os alunos são agrupados, cada grupo/turma trabalha no seu canteiro, e é responsável pela limpeza de infestantes e operações culturais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada pelo jardineiro, a mobilização inicial é mecanizada com recurso a um trator, devido a dimensão da horta.
A fertilização é orgânica, utilização de composto, cedido pela câmara municipal. Numa primeira fase será semeada fava para posteriormente realizar a sideração (adubação em verde).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgâncos (pó de café, restos de cascas de legumes e restos da cozinha).
Resíduos da horta (ervas infestantes, relva, ramos secos e folhas secas de palmeira).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Atualmente estão consociadas a cultura de aliaceas com brassicaceas.
Ao longo do ano letivo serão instaladas culturas de batata, nabo, couves, repolhos, salsa, coentros, aipo, cebola, alho francês, alface, beterraba, entre outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água é feita num reservatório e posteriormente recolhida com regador (na estufa).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita a observação direta, todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: