As Nossas Hortas Bio

CRIB - Centro de Recuperação Infantil de Benavente (Benavente)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Fornecer noções básicas das plantas, sementes que geram os alimentos; importância do consumo de verduras e legumes

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É organizada pela monitora, de forma a envolver todos os clientes e ajustadas às competências de cada um.

7. Como é feita a preparação do solo?

Manutenção regular na remoção das ervas daninhas e combate a pragas de forma biológica. A fertilização é feita através de adubo orgânico e de excrementos de animais (porco e cavalo)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É realizada durante o inverno, através de barricas abertas, sendo aproveitada para a rega de vasos de flores no interior da escola e dentro da estufa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, normalmente sempre que se pode de forma manual (caracóis) e de forma biológica com a utilização de chá e outros remédios caseiros naturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

praga de caracóis e lesmas, foi feita a sua remoção de forma manual pelos clientes.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Porca de origem vietnamita, porcos da índia e galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação das azeitonas, desde da apanha até ao seu consumo na instituição.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Apanha e consumo de hortícolas para a instituição.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dia aberto à comunidade em que se realizou uma aula de explicação do funcionamento da horta e das suas potencialidades e atividades.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na nossa horta fomentamos a autonomia e o contacto com a natureza dos nossos clientes, potenciando assim as suas competências no seu meio familiar, uma vez que vivemos num meio rural, ajudando as famílias nas suas tarefas ligadas à agricultura.
Proporcionamos também aos nossos clientes o contacto com a terra que funciona como uma terapia física e psicológica.

15.1. Link para a página da horta: