As Nossas Hortas Bio

Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

1,8 ha

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1-3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estágio Profissionalizante CeTESP, Hortas Biológicas CeTESP, Estágios finais de curso - MAB e LAB

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15-30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2-6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ações de sensibilização para o consumo de produtos biológicos 1 a 2 vezes por ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

https://agriculturaemar.com/alimentar-boas-praticas-da-producao-ao-consumo-sustentavel-2020-veja-aqui-o-ebook/

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A responsável da Horta gere as tarefas a realizar de acordo com a época do ano e com a disponibilidade de mão de obra e com com os temas a tratar pelos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo passa pelo destroçar das infestantes, ligeira incorporação com a grade de discos e por fim, cavadeira.

A monda de infestantes é manual, térmica ou mecânica de acordo com a +area de cada cultura.

A fertilização é feita através da incorporaçºao de estrumes com origem nos animais da ESAC e com adubação verde/sideração.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restolho das culturas e estrume.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diversas espécies hortícolas (batata, pimento, couves diversas, abóbora, acelga, funcho, aipo, cebola, ervilha, alface ...) e aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita utilizando os sistemas de rega gota a gota ou microaspersão instalados, de acordo com as necessidades das culturas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, observação visual. Diária, semanal ou mensal de acordo com a época do ano e com a cultura em causa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galináceos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Visitas de grupos de formação profissional, técnicos e agricultores. Fornecimento de produtos hortícolas à loja da ESAC: muitos clientes vêm à loja adquirir os produtos hortícolas biológicos.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas semanais (até ao confinamento): 15-30 alunos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Visitas (por vezes 2 a 3 mensais); No total de 25 a 100 pessoas por mês.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fornecimento de produtos biológicos à loja da ESAC, 2 vezes por semana.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Instalação de várias estruturas de promoção da biodiversidade; caixas ninho, hotel de insetos, faixa multifuncional.

No espaço da horta também se desenvolvem alguns projetos de investigação, que incluem os estágios dos alunos e professores da licenciatura e do mestrado em Agricultura Biológica.

15.1. Link para a página da horta: