As Nossas Hortas Bio

Escola Básica de Gâmbia /JI (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o 2º ano

2. Área aproximada da horta (m²):

5 (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré- escolar e 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

41

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram contactadas no início para participarem com sementes. Depois com o aparecimento da Covid 19, tudo se alterou.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Também aqui, a covid 19 alterou as perspectivas de cada um dos elementos que participaram na construção da horta.
O antes, foi limpar preparar o terreno; a seguir foi lançar terra "boa" para depois semear, regar ... as expectativas eram esperançosas de poder ver a horta acontecer... entretanto algo de estranho mudou o rumo das vidas de todos, estavam envolvidos neste e noutros projetos. De um dia para o outro tivemos que ficar em casa... A horta estava lá. Não podia "morrer" precisava de ser regada e cuidada. O que fazer? Uma das assistentes operacionais que residia relativamente perto da escola, ofereceu-se para ir lá dia sim dia não cuidar... depois de um mês e meio de confinamento, outras assistentes passaram também a participar neste processo ... as crianças/alunos não puderam fazê-lo. mas foram acompanhando o crescimento através de fotos que eu como responsável do projeto, fui enviando via pais/ee de forma a ficarem todos ao corrente. As reações têm sido bastante positivas. Em 01 de junho, vamos regressar, alguns, e iremos dar continuidade presencialmente e com proximidade à nossa horta bio!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início foi constituído um grupo composto por crianças do Jardim de infância (os que quiseram) e alguns alunos das salas (2) do 1º Ciclo para limparem a área da horta, retirando as ervas daninhas.
De seguida foram organizados grupos para:
espalhar a terra vegetal;
semear;
regar.
Depois desta fase, e durante duas semanas, no mês de março, foram constituídos 2 grupos para participar na rega, sempre acompanhados por uma das 3 assistentes operacionais.
Chegou a covid 19 e tudo mudou.

7. Como é feita a preparação do solo?

A resposta a esta questão está implícita na anterior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão; cebolo; cenouras; curgetes; abóboras; alho francês e girasóis

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando à água recolhida rega-se com essa. Mas a maioria da rega foi feita com regador e outras vezes com mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No dias em que se preparou o terreno , fez os canteiros e também nos outros em que se fez a sementeira, foram dias de aulas/atividades in loco, em que participaram as crianças / alunos e foram abordadas várias temáticas ligadas com a biologia, a matemática, a biodiversidade, à linguagem oral, à preservação do ambiente...Nelas participaram as crianças do JI e do 1º Ciclo, com a educadora/ professoras e as assistentes operacionais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: