As Nossas Hortas Bio

Jardim de Infância de Seide S. Miguel (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

41

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Criou-se um grupo de 4 familiares responsável pela manutenção da horta juntamente com as crianças, As restantes famílias das 41 crianças, estão responsáveis pela rega durante o tempo mais quente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com a criação da horta verificou-se um envolvimento da comunidade na partilha de sementes e plantas e de sugestões de cultivo biológico. Várias pessoas visitaram a horta e quiseram inteirar-se da organização inerente à sua manutenção. Verificou-se também que algumas escolas vizinhas inspiraram-se na nossa horta para criarem as suas.
Nos alunos é evidente o elevado grau de satisfação que sentem de cada vez que cultivam, tratam e colhem o que plantaram. Verifica-se ainda o cuidado que têm com as plantas quando estão a limpar as ervas daninhas. Salienta-se ainda a motivação acrescida das crianças para o consumo de produtos hortícolas. Evidencia-se a importância que atribuem à horta pois em alguns casos incentivaram os pais a criarem uma horta em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Um grupo de 4 familiares está responsável pela manutenção da horta e entre si combinam e repartem tarefas. Em dias acordados com as educadoras, esses familiares, à vez, vão às salas buscar as crianças (em grupos de 6) e em conjunto fazem o que estipularam fazer.
Nos restantes dias, as educadoras e assistentes operacionais juntamente com as crianças, tratam da manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, um pai de uma criança que é lavrador veio lavrar a terra com o trator e estrumá-la com estrume de cavalo. Deixou-se repousar três dias e procedeu-se a algumas sementeiras e plantações. Durante o ano, as crianças e adultos arrancam as ervas daninhas e com sacholas vão sachando a terra para ficar mais macia e leve e, deste modo, as plantas crescerem melhor. Faz-se rotação de culturas para que a terra seja mais fértil.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Damos continuidade ao processo de compostagem iniciado no ano anterior, numa parceria com o projeto "Aldeia Circular" (projeto partilhado da junta de freguesia de Seide S. Miguel com o nosso jardim-de-infância que visa a economia circular através da criação de um nova horta biológica e de um centro de compostagem).
Os materiais utilizados são apenas resíduos orgânicos, que resultam da cantina do jardim-de-infância e provenientes das casas das crianças que trazem semanalmente em baldes próprios para o efeito.
Há uma grande sensibilização por parte das crianças e das suas famílias para a separação e encaminhamento dos resíduos orgânicos para a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata doce - nabiças - couve bróculos - couve flor - couve galega - espinafres - favas - feijão verde - tomate cereja - alface manteiga e frisada- abóbora nacional - abóbora da Guiné- Bissau - cebolas - alho - alho francês - pimento verde e vermelho - pepino - curgete - malaguetas - salsa - coentros - cidreira - hortelã - alecrim - rosmaninho - funcho.
Frutícolas: morangueiro - maracujeiro - pereira - macieira - figueira - cerejeira - laranjeira - tangerineira - kiwi - framboeseira - amoreira - limoeiro.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

recolhemos a água da chuva que está a ser feita com um tanque de cerca de 100litros, donde se retira com um balde pequeno para regar.
Durante os períodos que não há água da chuva, os adultos à vez (mediante uma tabela calendarizada) regam com água do poço que está acessível através de uma torneira e mangueira colocada estrategicamente no meio da horta.
No verão a rega é feita diariamente e nas outras épocas do ano verifica-se primeiro o estado de seca do solo e só depois é que se rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação direta e diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola - Sempre que há excedentes da horta faz-se uma venda aos familiares das crianças na entrada da escola. A verba angariada serve para financiar novos projetos ou para aquisição de materiais de apoio à horta.
Neste ano letivo já se realizou 3 vezes e envolveu 2 adultos e os 40 alunos (grupos de 10 em cada feira). Os alunos fizeram a colheita dos legumes, ajudaram a "montar a banca" e tiveram a tarefa de vender. Como se trata de produtos da nossa horta, quase todas as famílias fazem questão de os comprar alegando que por serem biológicos têm outro sabor.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de saladas e sopa - Sempre que há alface, pepino e tomate, as crianças fazem a sua colheita na horta e depois são elas próprias que confecionam as saladas para serem comidas no almoço que fazem na escola. A sopa só fizemos uma vez na escola, no entanto, enviamos os legumes para a cozinha do 1º ciclo (onde é confecionada a comida que consumimos) para ser feita pela cozinheira.
Esta atividade realizou-se mais de 20 vezes envolvendo rotativamente as 41 crianças, sendo que a faziam duas de cada vez.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta- Aproveitamos sempre a oportunidade de estar na horta para fazer aprendizagens curriculares. Por exemplo, a observação da germinação de leguminosas e o seu crescimento para se trabalhar as fases de vida de uma planta (ciências experimentais); a contagem de plantas colhidas e o seu tamanho (matemática); os intervalos de distância de cada planta (matemática); a divisão dos espaços para as plantações (geometria); nomes das plantas e descoberta de palavras que rimam (linguagem oral); ajuda e cooperação na manutenção da horta (desenvolvimento pessoal e social); origem das sementes (conhecimento do mundo).
Todas estas aprendizagens são transmitidas pelas crianças aos seus pais, revelando-se uma forma de comunicação de conhecimentos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta Biológica surgiu por sugestão dos pais, reforçando as boas práticas que o JI Seide S. Miguel vem implementando e que são fundamentais para o crescimento saudável e feliz das nossas crianças, nomeadamente: a alimentação equilibrada com a ingestão diária de fruta e legumes; o contacto com a natureza, mexendo na terra, água, lama e plantas; o envolvimento da família num trabalho colaborativo; a aprendizagem e acompanhamento do processo natural e evolutivo dos legumes e frutos.
E como as nossas refeições são confecionadas localmente, pretendemos também criar alguma sustentabilidade no consumo de hortícolas e frutícolas.
Deste modo, estamos a educar para o futuro. E para que todos tenham a possibilidade de aprender a cultivar e se sintam envolvidos neste projeto, dividimos as turmas em pequenos grupos que trabalham à vez sob orientação de um familiar responsável.
Foi construída uma pequena estufa neste espaço para, durante o inverno podermos ter alface e tomate para as saladas.
Evidenciamos ainda o reconhecimento da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão às boas práticas de cultivo da horta biológica, ao atribuir, em 28 de setembro de 2018, o Selo Visão25 ao nosso jardim-de-infância.
Com a divulgação da nossa horta nas redes sociais incentivamos outras escolas a criarem as suas hortas.

15.1. Link para a página da horta:

A nossa horta biológica não tem pagina própria. As informações/notícias sobre a sua manutenção são publicadas na página geral de facebook do JI Seide S. Miguel: https://www.facebook.com/ji.seides.miguel