As Nossas Hortas Bio

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

2º ciclo->DTAL, Matemática, Ciências Naturais, Português, EV, ET e cidadania. 1º Ciclo -> Matemática, Português e Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quase todas as quartas feiras no horário de tarefa para a horta.
Os pais bem como a associação de pais dá uma grande ajuda tanto financeira como de mão de obra, em paletes para a construção da horta tanto vertical como horizontal.
Os pais fazem escala para estarem quase todas as semanas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos fazem turnos para a rega e manutenção da horta. No concurso Eco-cozinheiros as hortícolas e as ervas aromáticas vieram da horta. É feita uma feirinha de vez em quando para vender alguns produtos da horta a qual tem tido grande impacto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as quartas feiras no horário das 14.30 todo o grupo responsável está junto para a manutenção e distribuição de tarefas semanais. Ficam divididos grupos de rega, recolha de alimentos na cantina que possam ser utilizados no compostor e um último na limpeza/ vigia da horta. Tanto no 1º ciclo como no 2º ciclo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Quanto à limpeza é feita pelos alunos e professores, na retirada de ervas daninhas e limpeza geral do espaço. É feita manualmente a preparação do solo bem como a plantação das diversas plantas/horticulturas. A fertilização é feita com o composto do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com ervas retiradas na limpeza da nossa horta e resto de alimentos (próprios) da cantina da escola ou do que os alunos trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolas, alfaces, couve, beterraba, tomates, pimentos, todos intercalados com flores e ervas aromáticas de várias espécies, ervilhas, morangos e feijão.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por regadores enchidos (quando possível) com água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando temos produtos que podemos partilhar com a comunidade fazemos feirinhas.
Aulas na horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos com alguns produtos da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Concurso dos Eco-Cozinheiros

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

facebook.com/Horta.Bio.da.Pedro.Santarem