As Nossas Hortas Bio

LATI- Valência de Jovens (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

0

2. Área aproximada da horta (m²):

0

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível consoante a produção dos produtos da época

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atividades intergeracionais com crianças, jovens, idosos e famílias que promovem a união e o bem estar entre todos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita semanalmente de forma rotativa entre jovens, idosos e famílias

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza é feita manualmente através das ferramentas básicas de jardinagem.
Mobilização é feita através de vídeos , livros de jardinagem e através de sensibilização ambiental e de inscrições num clube de horta biológica.
Fertilização é feita com composto gerado na instituição, projeto a desenvolver ao longo do ano letivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Construção das cabines de compostagem com paletes reutilizadas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho Francês, Rabanetes, Hortelã, Alfaces, Salsa, Coentros

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através da reutilização de bidons de cloro de piscina

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confecção de pratos saudáveis:
Prato 1 - Espetadas de fruta
Prato 2 - Prova de vegetais da horta: Rabanetes
Prato 3 -Confecção de bolachas de erva doce

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concursos: Eco Quizz da ABAE - Alimentação saudável e sustentável

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas da Horta
Aula 1 - Construção de calendário horticula com jovens e idosos
Aula 2 - Alimentação e Sustentabilidade, com José Lobato, na Biblioteca Municipal de Setúbal
Aula 3 - Aula com nutricionista sobre roda dos alimentos


Projeto a desenvolver durante o ano letivo 2019-2020

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Criamos uma mini-horta para a germinação de sementes que depois seria plantadas na horta maior que não chegou a ser construída. Os jovens foram envolvidos até então, com a mini-horta.
Estabelecemos contacto com dois parceiros da conselho eco escolas, nomeadamente a câmara municipal de Setúbal e da junta freguesia de São Sebastião e acordamos o empréstimo de transporte da terra necessária para a horta e a terra necessária. No entanto, esta situação nunca chegou a ser concretizada devo ao estado de emergência social.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/jovenslati