As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (Vila Verde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o primeiro ano

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, Ciências Naturais, Meio Ambiente (1.º ciclo), turmas verdes.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias dos alunos ajudam com sementes e materiais.
Existe a possibilidade de convidar alguns familiares para virem ensinar algumas técnicas de cultivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- A horta vem valorizar e manter um espaço exterior da escola;
- Os alunos sentem-se mais motivados e envolvidos nas atividades, pois são realizadas e pensadas pelos mesmos;
- A comunidade educativa beneficia com a possibilidade de provar os vegetais, frutas e ervas aromáticas provenientes da horta;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são convidados a participar, por turma, e as tarefas são planificadas, executadas e avaliadas pelos próprios.

7. Como é feita a preparação do solo?

Por parte dos alunos com a colaboração da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um recipiente próprio que foi oferecido pela União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós e os materiais são recolhidos na escola, resíduos vegetais provenientes da limpeza e poda dos jardins, restos orgânicos cedidos pela cantina e bar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, leguminosas, vegetais,tubérculos, frutos silvestres e outros que nos ofereçam.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Pelos alunos, professores e auxiliares.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não iniciamos esse processo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Showcooking, comemoração de dias alusivos ao tema, promoção de alimentos saudáveis, projetos paralelos, etc.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Showcooking pela aceitação por parte dos alunos, realizou-se uma vez, alunos envolvidos 75 9.º ano e 10 professores;

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Aulas na horta, onde os alunos propõem, planificam e executam tarefas; no mínimo 40 alunos

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Semana da alimentação em articulação com o PES, 389 alunos

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Temos intenção de remontar a estrutura de uma estufa já existente na escola.

15.1. Link para a página da horta:

não temos página especifica da horta mas é publicado no instagram e no facebook do eco-escolas