As Nossas Hortas Bio

O Jardim do Fraldinhas,ensino pre escolar, creche e tempos livres, lda (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O projeto horta foi apresentado pelas crianças em assembleia geral e os pais e avós disponibilizaram-se para auxiliar na construção, doando materiais e participando na manutenção.
Todos os meses são nomeadas as famílias a participar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta teve um grande impacto na comunidade, pois mobilizou e uniu, não só a comunidade escolar, como a comunidade envolvente.
Alguns dos produtos provenientes da horta foram doados aos vizinhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e repartição de tarefas é organizada pelas tutoras e pelas crianças na elaboração do plano mensal.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é organizada e efetuada somente pelas crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ao lado da horta foi colocado um compostor, onde as crianças depositam folhas secas, cascas de fruta, entre outros. Este composto é utilizado posteriormente na fertilização do solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantados tomates, morangos, curgetes, pepinos, ervas aromáticas e alfaces.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No plano mensal de aula, fica estipulado quem são as crianças responsáveis por regar a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Doação de produtos hortícolas aos vizinhos da instituição.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta foram muito significativas para as crianças, o facto de eles participarem ativamente em todo o processo, também facilitou bastante as aprendizagens. Foram cerca de 70 crianças e 17 adultos (sem contar com as famílias que iam rodando).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Facebook: Casa da Árvore