As Nossas Hortas Bio

Externato Nossa Senhora da Assunção (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi iniciada este ano letivo 2019/2020

2. Área aproximada da horta (m²):

4 a 5m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Interesse por parte dos alunos para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação.
Consciencializar para a importância da alimentação biológica.
Consumir os próprios produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos e os adultos envolvidos semeiam, plantam, regam e mondam.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo foi feita pela funcionária e a fertilização é feita quase diariamente com borras de café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, salsa, coentros, tomilho, cebolinho, cebola, couves, tomateiros, hortelã e morangueiras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É regada diariamente com mangueira ou regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi feita salada com as alfaces e as ervas aromáticas são usadas pela cozinheira da escola.
Foi usada para sessões de mindfulness.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fizemos lantação em garrafões de morangueiros, e muitas vezes fazíamos Mindfulnes junto a eles, por ser uma zona calma e isolada.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta desde que a escola foi encerrada tem sido tratada pelos funcionários e pela Comunidade Reigiosa que lá vive. Quando as hortaliças estão em condições de apanhar são usadas nas refeições das crianças carenciadas da nossa escola e nas refeições das Irmãs.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ENSACascais