As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Artur Patrocínio (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

192

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os avós vêm à escola ajudar na plantação, enviam plantas e sementes para os canteiros e para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos plantam, semeiam, observam o seu crescimento, colhem e saboreiam os produtos saudáveis da horta bio.
Muitos destes produtos são vendidos na banca dos finalistas à comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada período letivo ficam duas salas responsáveis pela plantação, rega e sua colheita.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com o auxilio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A Câmara Municipal veio dar formação sobre compostagem e ofereceu um compostor.
O Compostor foi colocado junto da horta escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, rabanetes, salsa e espinafres.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Duas vezes por semana ao final do dia as salas responsáveis regam as plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Uma vez por semana os alunos finalistas do 4.º ano vendem produtos da horta na sua banca de finalistas à comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: