As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2018/2019

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas de cozinha, inglês, francês e comunicação

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São constantemente consultados sobre técnicas biológicas de agricultura (como e quando semear e plantar; como proteger de pragas, regas, etc);
Contribuem com composto.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sendo maioritariamente alunos do curso de Cozinha e Pastelaria, os alunos vão-se apercebendo das dificuldades de manter uma horta biológica, sem quaisquer adubos químicos ou outros produtos para proteção de pragas; vão aindautilizar os produtos para cozinharem, comparando os sabores dos produtos comprados e dos que cultivaram; vão utilizar as ervas aromáticas que eles próprios cultivaram.
Denota-se nestes alunos uma preocupação constante pelo desenvolvimento dos legumes, seu cuidado, regas, etc. O seu sentido de responsabilidade ficou mais apurado e o sentimento de partilha entre os que contribuem para a horta é incrível.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os próprios alunos dividem as tarefas entre si e já sabem quem tem de fazer o quê, como e quando. Revezam-se nas regas e controle de ervas daninhas e vão adubando com borras de café provenientes do bar da escola. A partir do momento em que aconteceu o confinamento, as regas passaram a ser feitas pelo segurança da escola e o controle das ervas daninhas é quase inexistente. No entanto as plantações deram bons resultado, com produtos que já foram aproveitados por alguns funcionários da escola e em breve vão ser utilizados pelos alunos na preparação de refeições.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos juntavam-se geralmente às segundas feiras à tarde para prepararem e tratarem da horta. No primeiro dia, foi feita a limpeza da terra tendo sido retiradas ervas daninhas e pedras de maior volume, com sachos e sacholas. foram logo plantadas várias culturas, entre legumes variados e ervas aromáticas. a fertilização foi feita em primeiro lugar com o composto produzido pela escola e também de algumas contribuições das famílias. Também foram utilizadas as borras do café fornecidas pelo bar da escola, tanto como fertilizante como de forma de controle de pragas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com alguns dos restos da produção feita na cozinha do refeitório de alunos (atenção, sendo uma Escola de Hotelaria e Turismo, são os próprios alunos que cozinham e controlam este desperdício), com recolha de ervas daninhas do recinto escolar, com terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, pimenteiros, alfaces, cebolas, rabanetes, tomateiros, ervas aromáticas (endro, salsa, coentros).

No recinto escolar também foram plantas entre este ano letivo e o anterior 5 árvores (um medronheiro, 3 oliveiras e uma amoreira)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todas as semanas os alunos fazem a gestão conforme as necessidades do solo

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todas as semanas. (até ao confinamento)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas, foram combatidas com borras de café.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Alguns funcionários já utilizaram alguns dos legumes.
Era suposto que os alunos utilizassem estes legumes para cozinharem na cozinha da escola, como houve confinamento, isso não aconteceu até agora. No próximo dia 1 de junho, os alunos voltam à escola para as aulas práticas e vão utilizar os legumes na produção de refeições

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta biolágica começou no ano letivo anterior, com uma pequena horta de 3 m2. Este ano letivo, os quiseram aumentar esse espaço e fizeram muitas mais plantações.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/groups/escolaturismoportugalportimao/