As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1/JI Vila Verde (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Com atividade, há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudam a cavar as hortas, no início de cada ano, bem como fornecem sementes e plantas para a mesma.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sempre que a escola é aberta à comunidade os alunos mostram a horta aos seus familiares, pois estes demonstram muito interesse em conhecê-la e ver as plantações e sementeiras realizadas.
Os nossos alunos, fazem a colheita dos diversos produtos, sempre que estes estão prontos a serem colhidos e se a quantidade for suficiente, são realizadas sopas e/ou saladas com os mesmos. Se a quantidade colhida não for suficiente fazem pequenos lanches nas turmas (como por exemplo a confeção de quiches e bolos).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma dinamiza um canteiro da horta. Sendo responsável pela limpeza, cultivo, manutenção e rega do mesmo. Contudo, todos se sentem responsáveis pela sua proteção, evitando que algum mais "reguila" pise ou arranque alguma planta indevidamente.
Em cada turma, são distribuídas tarefas, pelos alunos, (rega, limpeza...) rotativamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza:
- apanhar as folhas secas;
- arrancar/retirar ervas daninhas.

Fertilização:
- utilizamos composto orgânico fornecido pela LIPOR.

Mobilização:
- cavar/preparar a terra;
- envolver o composto com o solo;
- sementeira;
- rega;
- manutenção.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Fazemos a consociação de plantas de forma a que esta seja favorável ao seu crescimento e enriquecimento do solo, bem como o melhor do espaço.
As culturas que frequentemente fazemos são: alface, alho francês, couve, ervilha, tomate.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se conforme o tipo de plantação, o clima e as necessidades do solo.
Sempre que necessário regamos ao fim do dia (de acordo com as tarefas distribuídas por turma).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confecção de sopas e outros pratos, foi realizada sobretudo no terceiro período, sempre que foram colhidos produtos hortícolas.
Nesta atividade, quando realizada na hora do almoço, participaram na degustação todos os alunos da escola, bem como as cozinheiras (na sua confeção), as auxilares, professoras e alguns alunos na apanha e preparação dos legumes.
Quando esta atividade se realiza por turma, participam os alunos da mesma e a professora.
Este tipo de atividades tem bastante impacto na escola e na comunidade, uma vez que os alunos ficam mais receptivos a experimentar os alimentos que eles próprios cultivaram e cuidaram.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Na horta são trabalhadas aulas de Estudo do Meio (identificação das partes constituintes da planta, do tipo de plantas, plantas de cada estação; constituição do solo, elementos necessários para o crescimento da planta - água, sol, solo,....), bem como aulas de Matemática realização de medições, cálculo de perímetros e áreas e proporções) e aulas de Educação para a Cidadania (cuidados a ter com a natureza, a importância da horta para uma vida saudável, o respeito pelos espaços verdes, ...).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: