As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2016/2017

2. Área aproximada da horta (m²):

Aumentou para 100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

O pai de um dos jovens que frequenta o Projeto Sim Somos Capazes, de apoio aos ex alunos com capacidades especiais que estavam sem apoio na sua vida adulta, está permanentemente no projeto, como voluntário, e apoia as atividades na horta.
Algumas mães confecionam compotas/bolos e águas aromatizadas utilizando produtos da horta, como as ervas aromáticas e os ovos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este projeto tem um impacto enorme nos alunos envolvidos, na medida em que é uma das atividades que visam promover a sua autonomia na vida ativa.
Plantamos aromáticas e chás que são consumidas na nossa cozinha pedagógica e bar. Também plantamos algumas plantas que os pais nos enviavam. O pomar ainda é jovem, pelo que ainda não está a produzir.
A comunidade colabora na aquisição dos produtos cultivados, designadamente as alfaces, sendo a procura superior à oferta, tal é a sua qualidade.
Esperamos que a segunda estufa, contruía este ano, e que já se encontra parcialmente a produzir, venha aumentar a nossa capacidade de oferta de produtos.
Há imensos alunos que passam os seus intervalos a observar as galinhas e os patos, animais com os quais não conseguem contactar noutros lugares, por viverem na cidade.
A horta contribui para a sustentabilidade da nossa comunidade, na medida em que aproveita a água da chuva para a rega.
O projeto tem tido um forte impacto na comunidade. Sobretudo, acreditam nas capacidades dos nossos jovens com capacidades especiais. Estes sentem-se integrados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos fazem de tudo um pouco.
Por exemplo, todos vão, à vez, à cantina buscar as sobras para alimentar as galinhas.
A grande tarefa deste ano foi a construção da estufa, na qual todos participaram.

7. Como é feita a preparação do solo?

Temos algumas ferramentas que eram de um curso que tivemos na escola.

Fazemos a compostagem dos restos vegetais da cozinha e com ervas secas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos vegetais da cozinha, ervas secas, galhos e folhas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na terra – Favas, pimentos, couves, cebolas, plantas aromáticas e árvores de fruto.
Na água (cultivo hidropónico) - Alfaces

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante as atividades letivas, a rega é feita pelos jovens, utilizando a água da chuva.
No mês de agosto são os funcionários quem rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tem havido pragas.
Foram arrancadas diversas plantas aromáticas, pela Direção Regional de Agricultura, devido à xylella fastidiosa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos e garnisés.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Construção da segunda estufa hidropónica

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as semanas, colhemos alfaces e vendemos ou doamos à comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As plantas aromáticas e os chás são usados no bar dinamizado pelos jovens do Projeto Sim Somos Capazes.
Os ovos das galinhas são usados para fazer bolos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A nossa horta está a crescer e grande parte das nossas energias foram empregues na construção da segunda estufa hidropónica, onde também faremos cultivos em terra.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Não temos site específico da horta, mas temos as publicações no Facebook do Projeto Sim Somos Capazes https://www.facebook.com/simsomoscapazes/