As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Centro Escolar de Arrifana (antiga Escola EB1 de Arrifana) (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

dois anos (contabilizado o ano letivo atual)

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente o correspondente a 5m2, distribuídos por vaseiras, garrafões e garafas de plástico e, neste ano letivo, ampliada em cerca de 3m2 em terreno.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio; Conhecimento do Mundo; Ciências Experimentais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

78

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Facultam sementes/plantas e recipientes. Quando inquiridos ou solicitados, transmitem conhecimentos agrícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Propicia um maior conhecimento sobre o que é agricultura biológica e produtos biológicos, sensibilizando, também, os alunos para a reflorestação e respeito pela Natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Formaram-se grupos que se revezam para semear ou plantar uma parte da horta. No caso do Pré-
-Escolar esse trabalho é feito em parceria com o projeto "Mãos na Terra".

7. Como é feita a preparação do solo?

Através do projeto "Mãos na Terra", por funcionários da Junta de Freguesia e pelos alunos, professores e funcionários.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sementeira/plantação de legumes, ervas aromáticas, plantas herbáceas rasteiras (morangueiros), árvores de fruto e sementeira de plantas/árvores autóctones.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita com a água do depósito (reaproveitada a água das caleiras) que é transportada em regador ou através de mangueira , pela manhã ou à tardinha.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita com os alunos supervisionados por adultos, uma vez na semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Ocasionalmente, retiram-se alguns caracóis que possam aparecer.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Aquando da sementeira /plantações das diferentes espécies, os Professores/Educadora trabalham as disciplinas de Estudo do Meio/Ciências Experimentais/Conhecimento do Mundo, In Loco, havendo a participação dos alunos nas atividades
- Os produtos que se desenvolvem na horta, quando colhidos são para uso na cantina (pequenas quantidades visto tratar-se de uma horta pequena)
- As ervas aromáticas (salsa e outras) também existentes, entram na confeção de alimentos na cantina;

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Sementeira de cebola; pimento e aipo
- Plantação de cebolo, alho francês, beterraba, alface e couve

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Plantação de cactos suculentos - Projeto "Mãos na Terra"
- Plantação de árvores de fruto (laranjeira, tangerineira, romãzeira, diospireiro e quiviseiros. " Mãos na Terra" e 1º CEB

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: