As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Três anos

2. Área aproximada da horta (m²):

33

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do mundo e Expressão e Comunicação nos domínios da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessário, é solicitada a colaboração das famílias para trazerem borras de café, casca de ovos, entre outros materiais para fertilização da terra, sementes, plantas, conselhos, ou ajuda nas plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aumento do consumo de hortícolas.

Envolvimento dos Encarregados de Educação na vida do Jardim de Infância.

Desenvolvimento de uma maior consciência ambiental utilizando boas práticas agrícolas e amigas do ambiente.
Desenvolvimento do gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem. Promoção do contacto com a Natureza, brincar com a terra, qualidade de vida, responsabilidade social

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É dedicado um dia por semana para plantar e fazer a grande manutenção da horta e jardim. Todos os dias há uma criança responsável pela rega e vigilância. De três em três semanas temos o apoio de um técnico da APPADCM em parceria com a Câmara Municipal - Projeto Mãos na Terra, que vem ao jardim desenvolver algumas atividades neste âmbito.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda dos educadores, auxiliares, elementos da junta de freguesia, técnicos do projeto "Mãos na Terra", foram retiradas as ervas daninhas e plantas velhas e cavou-se a terra. A ferramenta usada é a enxada e as crianças utilizam pequenas ferramentas de jardinagem. A fertilização é feita com borra de café do bar da escola, cascas de ovos trazidas pelas crianças, estrume de cavalo cedido pela Câmara Municipal e compostagem realizada no centro escolar.
Também recolhemos, em passeios pelo campo, terra que trazemos para melhorar o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas da frutas e restos/aparas de legumes da cantina. Usamos também folhas das árvores do espaço escolar, borras de café do bar

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, alfazema, santolina, favas, ervilhas, alhos, acelgas, couves, videiras, salsa, fisális, maracujá, tomilho, sálvias, Kiwi, batatas,morangueiros, alecrim,

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A monitorização é feita diariamente com as crianças, através da observação da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Depois das plantações verifica-se diáriamente o aspeto das plantações e sementeiras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas e caracóis que nos devoraram as primeiras couves e alfaces.
Falamos com pessoas que têm hortas que nos sugeriram algumas dicas: colocar sal, cinza, armadilhas naturais de farinha de milho....

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: