As Nossas Hortas Bio

Escola Básica de Santa Marta do Pinhal (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro do presente ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, educação para a cidadania, conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

340

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na realização dos canteiros, no fornecimento de algumas plantas, no consumo dos produtos hortícolas...
A frequência depende da necessidade e das produções.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade reagiu com entusiasmo e mostrando disponibilidade e participação.
Durante a pandemia foram entregues alguns produtos aos alunos.
Os alunos confeccionaram os alimentos e partilharam com os colegas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada ano de escolaridade é responsável por um canteiro.
Como existem 3 turmas por ano, cada turma tem o seu dia para tratar do seu canteiro, repartidos por segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente o solo foi preparado com a colaboração da associação de pais e com o contributo do composto fornecido pela AMARSUL.
A limpeza de cada canteiro é responsabilidade dos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

-Alface frisada, rabanete, alface rocha
-Abóbora, feijão
-Tomate, pimento, salsa
- Espinafre, feijão
- Courgette, alho francês, bróculos
- Couve, alecrim
- Abóbora, chicharo
- Alface, pepino, morango

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita dia sim, dia não com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita semanalmente, quando são observadas nos momentos de rega e de limpeza de ervas daninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim, houve lagarta da couve, mas foi detetada num período inicial e foram retiradas as folhas afetadas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula do 1º ano
Introdução à dúzia e meia dúzia através da plantação de:
6 tomateiros e de 6 couves,
6 alfaces roxas e de 6 alfaces frisadas.
Envolvimento das professoras titulares de turma, alunos, professora apoio Fénix (coordenadora da escola).
Os alunos abriram o buraco, plantaram, regaram, fizeram as contagens e fizeram o registo escrito do que aprenderam na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

2º ano
Estudo das plantas e das partes constituintes da mesma.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Partilha de receitas com os alimentos da horta, em época de covid 19, por alguns alunos.

15.1. Link para a página da horta:

facebook EB Santa Marta do Pinhal