As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

230 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual, Educação Tecnológica, Complemento de Educação Artística, Ciências Naturais, Matemática, Inglês, Hortas e Jardins e Educação Inclusiva.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Até ao momento participaram em dois momentos, na construção dos canteiros elevados e na finalização da plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Trabalho de equipa e colaborativo.
- Compreensão do meio envolvente.
- Responsabilidade nas tarefas.
- Colaboração de parceiros: Câmara Municipal (com oferta de plantas aromáticas), Junta de Freguesia (preparação inicial do terreno) e Ambisousa (disponibilizou dois compostores).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta não foi possível devido à suspensão das atividades lectivas, causada pela pandemia do COVID - 19.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial foi feita pelos funcionários da Junta de Freguesia de Paredes. Para a fertilização, foi usado composto orgânico uma vez que ainda não tínhamos compostagem. Esta tarefa foi sendo aplicada ao longo das sementeiras e plantações por alunos e professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos da cantina (cascas de frutos e legumes assim como as folhas velhas das hortícolas), paus e folhas secas que existem no terreno, frutos que caem das árvores já existentes, guardanapos, borra de café e saquetas de chá.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, ervilhas, favas, tomates, feijões, rabanetes, pimentos, couves, morangos, espinafres, agrião, alho francês, cebolas e cebolinho.
Temos ainda limoeiros, nespereiras e um medronheiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não foi possível fazer a instalação do sistema de rega, assim como a colocação de um depósito para a recolha da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se aplica

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está projetada para ter outras valências. Integração de um espaço de sala de aulas, um charco/lago, um hotel de insetos, entre outros.
Vai haver decoração do espaço envolvente (muros), como também da própria horta, com a inclusão de pinturas, elementos decorativos, placas de identificação, etc.

15.1. Link para a página da horta: