As Nossas Hortas Bio

Escola Básica António Feijó (Ponte de Lima)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

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questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

70

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficias de Ofícios e Tradições; O Homem e o Ambiente; Clube de Ciência

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Mensal. Participam na manutenção da horta e fornecimento de produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Proporciona conhecimentos práticos aos alunos;
Envolve os alunos em atividades produtivas e com impacto no seu quotidiano;
Desenvolve competências ao nível da preparação do terreno, plantação e desenvolvimento de horta biológica;
Comercialização dos produtos junto da comunidade e disponibilização para a preparação de pratos mais saudáveis na cantina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Manutenção diária pelos alunos envolvidos, contando com a parceria, ao nível da orientação técnica e material, da Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima e envolvimento do Clube de Ciência.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza através das ferramentas adequadas, com grande envolvimento dos alunos e fertilização com estrume natural, obtido junto da escola profissional Agrícola, proveniente dos resíduos animais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostor natural, alimentado com folhas das árvores e restos das espécies cultivadas na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alface, morango, nabiça, couve coração, couve galega.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em função da necessidade (dependendo do estado do tempo) a rega é gerida diariamente pelos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação diária do desenvolvimento da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta, com cadência semanal e participação , entre outros, de alunos com limitações físicas e intelectuais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso de decoração da Horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Concurso de vedação da Horta

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Horta situada em local nobre da escola e com grande visibilidade, o que fomenta a curiosidade e interesse dos alunos e docentes, que aproveitam o espaço para dinamização de aulas no exterior.

15.1. Link para a página da horta:

https://clubedecienciasagvaf.blogspot.com/