As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1 Armando Guerreiro (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

210

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática e Ciências da Terra (AEC).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

110

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboração na realização de trabalhos e na sensibilização ambiental (frequência mensal).
Ajuda/envolvimento em trabalhos de pesquisa com os seus educandos (frequência mensal).
Visionamento de trabalhos publicados online através de redes sociais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impacto social, através do envolvimento dos alunos junto dos hortelões na horta comunitária.
Aprendizagem com os hortelões sobre cultivo, vermicompostagem, compostagem, permacultura...
Aprendizagem de conteúdos científicos e transmissão de conhecimento intergeracional.
Integração de comportamentos cívicos.
Sensibilização para o ambiente que os rodeia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é efetuada pelos hortelões e pelos próprios alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente e a fertilização é efetuada com adubos naturais (sem recurso a fertilizantes químicos).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de feno, terra e cascas de legumes, fruta e hortaliças.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Um leque variado de legumes - couves, rabanetes, favas, alho francês, beterrabas, alfaces, cenouras, entre outros.
Cereais - trigo, cevada e centeio.
Plantas aromáticas - alfazema, alecrim, rosmaninho, hortelã, entre outras.
Árvores de fruto - figueiras, amendoeiras, macieiras, pessegueiros, oliveiras, limoeiros, entre outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos alguns aspersores e rega gota-a-gota. O restante é efetuado com mangueira ou regadores manuais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: Vermicompostagem (2 vezes este ano letivo com os alunos do 3º e 4º ano, num total de 65 alunos).
Nº de pessoas envolvidas: Um hortelão e dois professores.
Tipo de participação dos alunos: Os alunos observaram o vermicompostor e efetuaram a recolha do húmus das minhocas (usado na horta para adubo).
Impacto na comunidade: Sensibilização dos alunos para a não utilização de herbicidas e pesticidas; envolvimento do hortelão na ação de sensibilização em articulação com os professores da escola; transmissão de saberes por parte do hortelão aos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de uma sopa com produtos da horta para consumo dos alunos, no âmbito do Dia da Alimentação (1 vez este ano letivo com todos os alunos, num total de 114 alunos).
Nº de pessoas envolvidas: Todos os professores.
Tipo de participação dos alunos: Os alunos ajudaram na confeção da sopa com os alimentos recolhidos na horta.
Impacto na comunidade: Sensibilização dos alunos para o consumo sustentável, para uma alimentação saudável e equilibrada.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção de abrigos para animais rastejantes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existe um trabalho de articulação entre os professores titulares e os professores das AEC.
Os produtos da horta são consumidos pelos alunos.

15.1. Link para a página da horta:

https://pt-pt.facebook.com/Quinta-Urbana-Pedag%C3%B3gica-de-LaV-1525142154416927/