As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Externato de S. José (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola sempre teve horta, cuidada pela Comunidade Religiosa (desde há 60 anos). horta para os alunos é que é mais recente.

2. Área aproximada da horta (m²):

Jardim de infância é uma horta vertical composta por 19 módulos de 2 peças cada um. A horta do 1º ciclo terá aproximadamente 25 m quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

165

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprendem a conhecer as plantas, a perceber para que servem, a conhecer ao vivo o processo de germinação e a ver a sua utilidade na alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita entre as turmas com as professoras.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra foi preparada por um dos funcionários, a única fertilização que teve foi ser envolvida com as folhas das árvores de folha caduca que aqui crescem. Os módulos da horta vertical do JI são preparados com terra vegetal comprada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

foram semeadas favas, batatas, ervilhas, salsa e coentros, plantadas couves de horto, semeadas nabiças e plantados morangos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos com regador ao fim das aulas. De notar que a maioria das espécies semeadas necessitam de pouca água, ou mesmo nenhuma caso das favas, das batatas e das ervilhas, Estas só as que estão na horta vertical é que necessitam de água porque têm pouca profundidade de terra.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

projeto de germinação de plantas da disciplina de ciências naturais, com os alunos do 2º e 3º ciclos, que depois oferecem as planatas para a horta do 1º ciclo, caso dos feijões.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As professoras do 1º ciclo fizeram várias aulas na horta sobretudo quando falavam de plantas e da germinação das sementes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi interessante o projeto de germinação de sementes do 2º e 3º ciclos,nas aulas de ciências, e para que as plantas germinadas não morressem, usaram feijão que depois ofereceram ao 1º ciclo para colocar na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As crianças terem a noção de que as frutas, saladas, hortaliças e legumes vêm da terra. Conhecerem as plantas perceberem como germinam e como são importantes para uma alimentação saudável.

15.1. Link para a página da horta:

Não temos página da horta divulgámos algumas atividades nas páginas do Externato. www.esj.edu.pt; https://www.facebook.com/externatosjose