As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (ex-Escola EB 2,3 e Sec. do Carmo) (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 7 anos. Neste momento temos uma horta já de alguma dimensão, dividida em duas partes. Uma para as ervas aromáticas e/ou de chá e a outra para cultivo de legumes e hortaliças.

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Natureza e Oficina das Ciências.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta em recinto escolar contribui positivamente nos nossos alunos, uma vez que a mesma é visitada, por diversas turmas, com o objetivo de sensibilização para uma alimentação saudável e variada, dado que se trata de uma horta com produtos variados e todos de origem biológica. Contribui também para o conhecimento da diversidade de plantações possíveis de acordo com a altitude e tipo de solo presente. É também um espaço de aprendizagem para os alunos pois aprendem a cultivar diversos legumes e não só.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem três professores responsáveis pela organização da horta. A manutenção da mesma e as tarefas são realizadas pelos professores em coordenação com dois funcionários da escola que têm a função da rega diária (quando necessária) e também a plantação e colheita dos produtos. Os alunos do clube Eco-Carmo participam na limpeza das ervas daninhas, na plantação das espécies, na colheita de legumes e vegetais e participam ativamente nos mercadinhos em que disponibilizamos os produtos à comunidade educativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e feita apenas com a monda.
Existem algumas plantas que já vem dos anos anteriores. (aloé vera; muitas aromáticas).
Espontaneamente aparece rúcula (que provêm da disseminação), outras são introduzidas de acordo com as reservas de sementes ou estacas disponibilizadas pelos professores responsáveis pela manutenção e pelo jardineiro da escola.
A fertilização e feita apenas recorrendo a chorume e composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com parte dos resíduos de cantina (o restante é usado para alimentação de animais de um funcionário da cozinha), com folhagens obtidas nos diversos jardins da escola e com a borra do café dos bares da escola
Os materiais recolhidos são encaminhados para duas caixas de compostagem, organizadas pelo jardineiro da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta tem uma grande variedade de plantas: alfaces, rúcula, cebolas, alho francês, couve todos-os-dias, couve repolho, salsa, coentros, aipo, beterrabas, espinafres, pimentas, fisálias, tomilhos, mentas, salva, planta de caril, alecrim, pessegueiro inglês, funcho, alfavaca, manjericão-de-folha-larga, manjericão roxo..
Dado que há poucos alunos a colaborarem na horta não foi possível fazer um planeamento mais efetivo.
A aprendizagem das consociações foi apenas feita para as cebolas e as alfaces.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada diariamente, se necessária, com recurso a água canalizada e são usados aspersores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita visualmente e semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Confeção de chã com as ervas do cantinho das aromáticas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola: foram realizadas 5 feiras na escola onde disponibilizamos os produtos da horta à comunidade escolar. Estiveram envolvidas na preparação das feiras e venda dos produtos 2 professores e 4 eco-alunos no total. Estava previsto decorrerem mais feiras no 3.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: Todas as semanas um dos cozinheiros desloca-se à horta para recolher o que estiver disponível para a confeção de sopa (regra geral, couve todos-os-dias, espinafres) ou outros pratos (alface). Para tempero recolhem ervas aromáticas (manjericão-de-folhas-largas, salsa, alecrim, tomilho, tomilho-limão, etc).
Todos os dias são confecionados chá para disponibilizar à comunidade educativa, quer seja, no bar dos alunos, quer seja no bar dos professores. O chá varia todos os dias e é feito com as ervas aromáticas, presentes na nossa horta. (Para esta atividade não tenho fotos alusivas).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na nossa horta são cultivadas espécies de flores que dão outra cor e vida à mesma. Destacam-se as rosas e os cravos.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EcoCarmo-167277056635608/?ref=bookmarks