As Nossas Hortas Bio

Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há quatro anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Física e Química, Ciências Naturais, Educação Física e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

De acordo com o que estava planificado e, tendo em conta os bons resultados obtidos no ano letivo anterior, os Encarregados de Educação participariam/auxiliariam na preparação do terreno, remoção de ervas daninhas e plantação. Também já estava combinada a cedência de algumas espécies para plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

De forma semelhante ao ano letivo anterior, todas as turmas dos 1º, 2º e 3º ciclos participariam na plantação de um canteiro da horta, sendo atribuída uma espécie por canteiro/turma.
Assim, pretendia-se que todos os alunos da escola tivessem contacto direto com a horta e se familiarizassem com o processo de plantação e manutenção.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tal como foi referido, cada turma ficaria responsável pelo seu canteiro (regar e retirar ervas daninhas).
Os membros do Clube Eco- Escolas (alunos e professores), participariam na manutenção da Horta-Bio, em horários pré-definidos.
Os assistentes operacionais também colaborariam na manutenção da Horta-Bio, sendo de salientar que tiveram um papel importante na preparação do terreno (mobilização e limpeza).

7. Como é feita a preparação do solo?

Como é possível verificar pelas fotografias da Horta relativas ao mês de Janeiro, o solo encontrava-se em mau-estado. Além de não ter profundidade suficiente, a terra estava desnutrida, seca e totalmente coberta com "rengo" (Hordeum murinum subsp. leporinum), uma erva daninha nativa. Desta forma, era necessário proceder à remoção total do solo, colocação de terra vegetal de boa qualidade e respetiva mobilização e limpeza.
Desta forma, foi contactada a autarquia (Câmara Municipal de Amarante) no sentido de requisitar a sua colaboração. Através de um representante do Gabinete de Espaços Verdes que se deslocou à escola para avaliar presencialmente a situação da horta e fazer as medições necessárias, foi possível, numa primeira fase, a remoção da terra existente e colocação de um camião de solo vegetal e, posteriormente, a fresagem/mobilização do terreno e remoção de ervas daninhas. Esta última situação teve lugar já no mês de Março, uns dias antes de ser decretado o encerramento das escolas devido ao surto de Covid-19.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estava prevista a compostagem, recorrendo folhas de árvores e restos de ervas-daninhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Estavam previstas as seguintes culturas: fava, alho, batata, cebola, morangueiro, tomate, pepino,cenoura, pimento, feijão, espinafre, courgete, abóbora, hortelã, tomilho, funcho, salsa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Estava planeado que a rega fosse sempre feita nas horas de menor calor (início da manhã ou fim de tarde), pelas turmas/ membros do Clube Eco-Escolas num horário pré-definido e/ou pelos assistentes operacionais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta
Estavam planificadas aulas de carácter prático, para todas as turmas do 5º ano, no âmbito dos conteúdos germinação e reprodução das plantas na disciplina de Ciências Naturais.
Nestas aulas os alunos teriam um contacto direto com as várias espécies vegetais plantadas, sendo explorados diversos temas relacionados com a germinação, plantação, desenvolvimento e manutenção utilizadas na agricultura biológica.
Também no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde se abordou o tema do Desenvolvimento Sustentável, estavam pensadas aulas na horta.
Desta forma, pretendia promover-se a inclusão e a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e preservação da natureza.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na Escola

Estava prevista para o dia 25 de Março a feira da Primavera, uma feira realizada na escola, envolvendo toda a comunidade escolar, onde iria ser incluída uma sessão de sensibilização e demonstração da plantação de espécies na Horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Não foi adicionado qualquer croqui, uma vez que o nosso trabalho foi interrompido de forma abrupta pelo encerramento das escolas.
Desta forma, justamente quando a horta estava pronta (com muito esforço e persistência) para o cultivo e melhorada (em termos de aumento da sua área e qualidade do solo), vimo-nos impossibilitados de continuar o projeto e de documentar fotograficamente com mais detalhe todas as nossas intervenções.
No entanto, houve recursos humanos e físicos mobilizados em prol da nossa horta, trabalho efetivamente produzido com resultados visíveis nas fotografias apresentadas.

15.1. Link para a página da horta: