As Nossas Hortas Bio

Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há alguns anos surgiu o Jardim Vertical da Escola e tem sido dinamizado o projeto de propagação de espécies para valorizar os espaços verdes da Escola e, no ano letivo anterior, iniciou-se o trabalho em torno da Horta Bio.

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento e Atividades de Enriquecimento Curricular: Educação Ambiental e Hortas Bio e "Eco-Clubes".

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias têm enviado sementes e plantas para as atividades da Horta, bem como composto orgânico, enquanto o do compostor da Escola não está pronto para ser utilizado. Com a ajuda da Associação de Pais e dos diretores de turma/professores titulares de turma tentar-se-á uma participação mais ativa dos familiares dos alunos da Escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Estas atividades têm ajudado a desenvolver o sentido de responsabilidade, a autonomia e a cooperação entre os elementos da comunidade escolar. Embora estejamos num meio rural, tem sido uma das formas dos alunos tomarem contacto direto com a Natureza, valorizando as atividades ligadas ao setor primário.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Para além das tarefas realizadas durante as atividades letivas, nas atividades de enriquecimento curricular - Educação Ambiental e Hortas Bio e ainda nas sessões dedicadas ao Projeto Eco-Escolas e ao Clube da Floresta “Pinheiro Vivo”, há alunos que aproveitam os tempos livres para colaborar na manutenção do Jardim Vertical e na dinamização da Horta Bio, sempre sob orientação do pessoal docente ou não docente. Convém realçar que as condições meteorológicas adversas têm condicionado o trabalho até ao momento.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo tem sido preparado com a ajuda dos funcionários da Escola, embora os professores e os alunos tenham dado o seu contributo nessa tarefa. O solo tem sido enriquecido com o composto orgânico enviado por alguns encarregados de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ao longo dos últimos anos, em articulação com a equipa do Centro de Interpretação Carvalho de Calvos, têm sido promovidos workshops alusivos à compostagem doméstica, destinados aos alunos do 1º e do 2º ciclo, por vezes, integrados nas atividades dinamizadas no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Os alunos e o professores que têm dinamizado a Horta Bio têm colocado no Compostor da Escola (resultante do reaproveitamento de paletes de madeira) folhas secas, pequenos ramos das árvores, aparas da relva, restos orgânicos da cantina, borra de café e saquinhos de chá do bar da Escola, pedacinhos de cartão, entre outros resíduos orgânicos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Como as condições meteorológicas nem sempre têm permitido levar os alunos para a Horta Bio, houve atividades que foram realizadas em recipientes reutilizados. Até ao momento, os alunos semearam alface, alhos, ervilhas e favas e plantaram cebolinho e couves-tronchudas no espaço da Horta Bio e/ou nos recipientes para o efeito.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Há um funcionário que está encarregue da rega da Horta Bio, bem como do talude que foi valorizado no âmbito do projeto de propagação de espécies, embora os professores e os alunos também colaborem nessa tarefa. O mesmo acontece no que diz respeito à rega do Jardim Vertical, embora este conte apenas com a equipa de professores e alunos dos "Eco-Clubes" - Eco-Escolas e do Clube da Floresta “Pinheiro Vivo”.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita através da observação semanal / quinzenal das plantas e respetivo registo durante as sessões dedicadas ao Projeto Eco-Escolas e ao Clube da Floresta “Pinheiro Vivo”, contando com a participação dos alunos do 1º ciclo que estão envolvidos na Horta Bio.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: