As Nossas Hortas Bio

Colégio D. Duarte (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

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desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Temos o nosso talhão, em cooperação com o CEA da Quinta do Covelo, há 9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1 + jardineira do CEA da Quinta do Covelo

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN e oferta complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São fornecidas informações regulares aos Encarregados de Educação, via Diretor de turma, do projeto. Apresentação do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.
Sempre que possível, os alunos levam amostras das espécies colhidas para usarem em casa e os pais conhecerem o seu trabalho.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico dos conteúdos relacionados com a construção de uma horta, com a implementação de uma agricultura Biológica, a variedade de espécies utilizadas e os benefícios das mesmas para uma alimentação saudável e sustentável.
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossistemas, bióticos e abióticos.
Sempre que semeamos ou plantamos uma espécie é feita uma apresentação da mesma de forma a que passem a conhecer os produtos hortícolas, continuando a ser os alunos os responsáveis pela identificação das espécies e pelas regas.
São os alunos, com orientação dos docentes e dos jardineiros do parque ambiental, que preparam os materiais, que semearam, transplantaram, construíram e foram alterando a horta, à medida que obtinham mais materiais, desenvolvendo competências pessoais como autonomia, trabalho em grupo, tolerância.
Utilização de algumas das espécies para a elaboração de alguns pratos da cozinha da escola.
Apresentação frequente do trabalho efetuado, quer em exposições quer no faceboock do Colégio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente dirigimos-nos ao nosso talhão do CEA da Quinta do Covelo e no tempo determinado são distribuídas, pela jardineira, as diferentes tarefas necessárias para o desenvolvimento da atividade definida para cada semana, garantindo que todos participam.
Desta forma são os alunos que desenvolvem as seguintes tarefas:
- retirar ervas daninhas;
- rega (enquanto o sistema de rega não estava montado);
- recolha de solo no bosque;
- preparação do solo;
- cultivo dos produtos;
- recolha dos produtos biológicos já prontos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano o solo foi remexido e coberto com folhagem,
Ao longo do ano vai sendo preparado pelos alunos e pelos jardineiros do CEAQC, através do uso de materiais vindos da compostagem.`
São sempre usados materiais manuais, sem utilização de instrumentos motorizados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Continuamos associados ao projeto de vermicompostagem do Centro Ambiental da Quinta do Covelo, onde alunos alimentavam uma torre de minhocas associada a morangueiros, continuando a contribuir com resíduos orgânicos para a sua manutenção.
Também é realizada a compostagem com os materiais vindos do tratamento do solo e das colheitas, havendo, também e quando possível, sessões associadas à recolha de folhagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alface, coentros, hortelã,cenoura, rúcula, cebolo, salsa, alface, coração de boi, beringela, espinafre, pepino, rabanetes, feijão, beterraba.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamos as condições ambientais para controlar a rega. Nos momento em que a pluviosidade é fraca é feita com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Regularmente a jardineira do CAQC, vai explicando aos alunos os diferentes perigos e formas de detetar as pragas, assim como a eliminação de ervas daninhas. Nunca são usados produtos químicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Sempre que se justificou os alunos levavam produtos para casa.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

uma atividade muito produtiva foi a recolha de solo no bosque para as sementeiras.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas de Ciências naturais associado à germinação de semente, à estrutura da flor e à importância das plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Quando a quantidade de produtos justificava levavam alguns produtos para casa de forma a sensibilizar também as famílias.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Tivemos uma sessão de recolha de solo para as sementeiras no bosque da Quinta do Covelo que alegrou e consciencializou os alunos que mesmo o solo é produzido naturalmente.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/colegio.dduarte/