As Nossas Hortas Bio

Infantário Primaveras (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

34

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Por vezes as famílias são convidadas a participar ajudando os seus filhos a retirar as ervas daninhas e ajudam também a fazer manutenção da horta. Muitas vezes são as famiílias que trazem algumas sementes que tem em casa nas suas hortas e oferecem essas sementes para que as crianças possam plantar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças por gostarem de cultivar na escola, muitas delas pedem em casa para ter uma horta e acabam os pais por serem sensibilizados pelos filhos e cultivam algumas plantas. As crianças percebem que é importante consumir pordutos biológicos e as familias cada vez mais estão a optar por esses produtos mais saudáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na nossa escola continuamos com o chamado “Dia da Galocha”, cada sala fica responsável uma vez por semana de realizar a manutenção da horta, (regam, tiram as ervas, colhem e semeiam). Por vezes os pais acompanham as crianças nesta atividades e depois fazem o registo das tarefas realizadas no calendádio da horta que foi construido para registar as tarefas realizadas me cada dia.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelas crianças que retiram as ervas, e taambém colocam o adubo natural dos animais que temos no infantário, nomeadamente dos coelhos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com as folhas caidas das árvores existentes na escola, pois somos um inantário que tem muitas árvores e muita zona com jardim também são utilizados os restos de relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são feitas dependendo da época do ano, por norma, temos couves, alfaces, nabos, beterrabas, favas, feijão, e algumas batatas. Também está em processo de finalização uma espiral de ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi colocado no infantário um novo sistema de rega gota a gota e que é só ligado nas horas mais tardias de modo a poupar mais água. Também temos alguns Baldes junto de algumas caleiras para recolha da água das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Colocamos cinzas e também cascas de ovos para afastar algums pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As crianças ajudaram no processo de semear e regar as plantas.
Esta atividade é realizada todos os dias da semana por uma sala responsável pela manutenção da horta. Todas as salas estão envolvidas semanalmente.
Colhem e levam os produtos colhidos até a cozinha onde ajudam a lavar os alimentos e as cozinheiras realizaram sopa e saladas com essas plantas.
Todas as salas estão envolvidas semanalmente e todas registam no calendário o que foi realizado.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: