As Nossas Hortas Bio

Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de oito anos, embora haja anos que não se tenha dinamizado.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube de Solidariedade; Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram com o fornecimento de sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tratando-se ainda de uma fase experimental, o impacto foi sentido mais diretamente pelos membros do Clube da Solidariedade. No entanto, verificaram-se várias manifestações de interesse de diversos membros da comunidade escolar. Constatou-se, também, um total respeito por parte da generalidade dos alunos, pelos espaços afetos à horta, bem como pelas culturas aí instaladas.
As muitas visitas formais e informais à horta, as vendas de “legumes produzidos na nossa escola”, bem como as várias notícias publicadas no jornal da escola, contribuíram para um maior impacto da horta na comunidade e nos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os docentes responsáveis foram planeando e preparando os trabalhos, durante parte do tempo do seu trabalho autónomo. Em algumas sessões do Clube de Solidariedade foram decorrendo trabalhos de implantação e de manutenção da horta, com a participação ativa dos alunos. Durante as pausas letivas a rega dos espaços cultivados foi assegurada por funcionários.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com pequenos instrumentos manuais e a fertilização é feita com o composto obtido no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas, ramos das árvores dos espaços exteriores da escola e cascas e legumes da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram delimitados e preparados seis canteiros, nos quais se semearam e plantaram: couve portuguesa, couve bacalã, couve lombarda, couve coração, cebolas, favas, salsa, coentros, abóboras de várias variedades e chuchus.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Instalação de uma estação de compostagem onde foram colocadas folhas proveniente da limpeza dos espaços exteriores da escola, bem como restos orgânicos da exploração da horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta – Foram realizadas duas experiências-piloto de visita à horta com alunos do 1.º ciclo (3.º e do 4.º anos), durante duas aulas. Foram realizadas algumas atividades de reconhecimento das espécies cultivadas, de explicação das suas utilidades e das formas da sua utilização. Foi, também explicado o funcionamento da estação de compostagem, e foram enumeradas as suas vantagens, para o ambiente, e para a sustentabilidade da própria horta. Estas atividades envolveram 30 alunos e 2 professores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na escola – Foram realizadas, dentro dos espaços escolares, várias vendas de produtos criados na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://agrupamento.acmlp.pt/home.php; https://www.facebook.com/Agrupamento-C%C3%B3nego-Dr-Manuel-Lopes-Perdig%C3%A3o-Caxarias-1293833470698722/