As Nossas Hortas Bio

Jardim de Infância de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

5m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas com destaque para ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma das famílias foi o suporte para que se pudesse arrancar com este projeto -trouxe a terra fertilizada com produtos naturais, plantas, ... e oferece ajuda sempre que solicitamos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Possibilidade de desenvolver um projeto partilhado.
Observação e intervenção das crianças em destaque e apoio dos adultos nalgumas tarefas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Intervenções são feitas pelas crianças com apoio dos adultos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com as crianças e adultos. A preparação do solo foi feita com ajuda de uma das famílias e ajuda das crianças. Na limpeza foi feita com as crianças e apoio personalizado do adulto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não fazemos compostagem porque a confeção da comida é feita fora do Jardim e os restos são aproveitados para dar a animais.No entanto só usamos fertilizantes naturais vindos de uma das famílias (terra já fertilizada) que nos trazem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, brócolos, couves, espinafres... Plantamos conforme a família faz as suas culturas e trazem-nos as plantas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até março a horta quase se manteve sem rega por não haver necessidade (observação). Em março começamos a fazer aproveitamento de alguma água da chuva. Rega-se conforme necessidade (observação). Compramos regador. Regamos ou borrifamos para poupar água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação. No dia-a-dia.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Com produtos naturais-cinza vinda de uma família.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Cuidados e manutenção

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Recolha de alguns produtos e enviamos para quem confeciona as nossas refeições - brócolos, alfaces.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Observação e diálogo relacionado com o que observamos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: