As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

2500m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

jardinagem, bio agradavel , alunos "especiais"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

cerca de 100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

os produtos da horta são vendidos às quartas feiras de tarde , as famílias vêm comprar e ajudar na apanha dos produtos.
- Os pais e alunos ficam responsáveis pela manutenção da horta e dos animais nos períodos em que a escola estiver fechada.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O contacto com a Natureza assume um papel de extrema importância na vida do ser humano. A agricultura, a jardinagem e a pecuária, enquanto atividades de ocupação dos tempos livres, ou neste caso integrada no currículo escolar proporciona às crianças benefícios ao nível cognitivo, sócio afetivo e motor.
A Horta Pedagógica e o Espaço dos Animais da Quinta visam proporcionar a dinamização do espaço exterior da instituição através da realização de actividades de observação e investigação do desenvolvimento das sementes e plantas, ou acompanhar o crescimento e as características dos diferentes animais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Relativamente à plantação e sementeira de produtos hortícolas, na horta pedagógica, devem obedecer às respectivas épocas de plantação.
No caso da transplantação de plantas, poderá ser necessário contrariar as condições climáticas, eventualmente, adversas protegendo-as com outro tipo de infra- estruturas.
A obtenção das sementes, será efectuada num horto ou loja de produtos hortícolas.
A horta será organizada em quatro parcelas de cultivo:

a) Cultivo rotativo;

b) Cultivo permanente;

Quanto à organização dos grupos no projeto, é obrigatória a intervenção de todos nas seguintes fases:





Horta Pedagógica a) Sacha;
b) Monda;
c) Cultivo (sementeira);
d) Cultivo (plantação);
e) Transplantação;
f) Rega;
g) Compostagem;
h) Adubação;
i) Colheita;
j) Utilização dos produtos hortícolas.
Animais da Quinta a) Alimentação;
b) Limpeza dos espaços.

7. Como é feita a preparação do solo?

utilizamos mobilização de solo, onde fazemos a incorporação da matéria organiza resultante da compostagem e das camas dos animais! utilizamos a rotação de culturas e o pousio, as parcelas que estão em pousio servem para pasto dos animais , sendo assim feito logo uma primeira incorporação de matéria orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

fazemos o aproveitamento dos sobrantes do refeitório e os próprios alunos trazem de casa produtos úteis para a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Preparação do solo
- Couves (p)
- Cebolas (s) - Chicória (s)
- Espantalhos - Feijão-verde
(s) - Alfaces
(p/s) - Ervilhas (s)
- Chicória (c)
- Nora (construção) - Beterraba
(s)
- Favas (s)
- Espinafres
(s)
- Alfaces (c)
- Cebolas (c)
- Beterraba
(s) - Feijão-verde
(c)
- Cenouras (s)
- Couves (c)
- Inauguração da nora - Espinafres
(c)
- Tomate (s)
- Pepino (s)
- Beterraba
(c) - Favas (c) - Cenouras (c)
- Pepino (c) - Tomate (c)

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

fazemos armazenamento de agua da chuva , proveniente do telhado do pavilhão gimnodesportivo, armazenamos em depósitos de 1000 litros, usamos essa agua nas regas, e fazemos regas sempre ao final do dia para evitar a evaporação .

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

diariamente, foi feita a plantação de algumas plantas com o objectivo de combater as pragas, ate agora tem resultado, pois conseguimos fazer a fixação de vários insectos que são benéficos para as plantas da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

ovinos, caprinos, equinos, galináceos, coelhos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

feira da comunidade, feira dos saberes e sabores , feira anual em alfornelos onde a nossa escola, através dos alunos do Curso de Educação e Formação de Jardinagem e Espaços Verdes , Jardinagem e Clube da Horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

aulas na horta, aulas e actividades com várias turmas dos diferentes ciclos do agrupamento

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

feira na escola, feira do agrupamento , onde é dado a conhecer à comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos .

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS PO ESPAÇO


Horta Pedagógica

- Sensibilizar os alunos para questões relacionadas com o meio ambiente e sua preservação;
- Estabelecer a ligação entre conteúdos na sala de aula e a prática de atividades experimentais que facilitem a compreensão daqueles conteúdos;
- Aproveitar a horta pedagógica para a instalação de um “laboratório vivo”;
- Fomentar o contacto com a terra através do cultivo de produtos hortícolas e da aprendizagem de práticas agrícolas;
- Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;
- Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
- Permitir o estudo do desenvolvimento das plantas, a influência dos factores ambientais, a importância da fotossíntese e da polinização;
- Identificar os diversos produtos hortícolas cuja utilização é mais comum na alimentação portuguesa;
- Sensibilizar a comunidade escolar para a recuperação e preservação das áreas envolventes da escola;
- Fomentar a consciência ecológica e contribuir para a formação de um cidadão responsável.
Espaço dos Animais da Quinta

- Identificar a existência de diferentes animais em diferentes meios ambientais;
- Conhecer os animais mais comuns num ambiente rural
- Observar e reconhecer os hábitos e características das diferentes espécies de animais da quinta

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Cefsvocacionais-e-outros-mi%C3%BAdos-tais-288670378217643/