As Nossas Hortas Bio

Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

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desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na escola existe à cerca de 4 anos, mas este ano foi feita em casa.

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem cerca dos 50 m2, mas o improvisado deste ano tem cerca de 45 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Integração.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

1

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez que os alunos envolvidos já são adolescentes, as famílias não intervêm. Este ano, dado a este problema que estamos a atravessar e devido ao confinamento, existe uma interação maior por parte das famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta na escola tem tido um impacto positivo nos alunos. Alguns já fazem regularmente este tipo de trabalho em casa, e gostam de ajudar na escola. A interação entre os alunos é saudável. Geralmente, no final do ano letivo, gostam de ir à horta apanhar os legumes para ver o resultado do esforço que fizeram. Ao longo destes anos, já se fizeram algumas tarefas diferentes, como colocarem estufa, auxiliar meninos da pré-escola a plantar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Geralmente a manutenção é efetuada pelos alunos, no sentido de rega durante as aulas e durante o período de interrupção letiva, as auxiliares também dão alguma ajuda.

7. Como é feita a preparação do solo?

É limpo, ervas cortadas e depois trabalhado para plantar os legumes.
Por vezes a compostagem é trazida de casa.
Não se usa adubos nem pesticidas.
O uso de algumas plantas serve para afastar algumas pragas.
Tudo isto já vem a ser feito ao longo dos anos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Normalmente são alfaces, meloas, tomates, morangos, alho-francês, bróculos, couves-flor, cenouras,....

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na escola aproveita-se, por vezes, a água das chuvas.
A rega é, por norma, feita nas primeiras horas da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Já se fez a monitorização de pragas: através da colocação de plantas que afastam as pragas, fitas para afastar os coelhos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Através da colocação de plantas (cravos túnicos) que afastam as pragas, fitas brancas e vermelhas para afastar os coelhos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Geralmente fazem-se cabazes e doam-se.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Esta descrição é o que temos feito ao longo destes anos que existe horta na escola. Todos os anos é renovada. O ano letivo passado iniciou-se a realização de um circuito para controlar humidade e temperatura na estufa. Este ano letivo não se deu seguimento, mas para o ano existe essa possibilidade.
Por acaso não tem meio de comunicação, mas ficará em aberto para uma oportunidade.

15.1. Link para a página da horta: