As Nossas Hortas Bio

Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde a sua fundação

2. Área aproximada da horta (m²):

45m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania, Ciências Naturais, Unidade do espetro do autismo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

64

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atualmente a utilização da horta norteia-se por dois princípios muito diferentes. Por um lado, estimular os alunos de ensino estruturado do CAA a participar em atividades diferenciadas e integradoras, por outro trabalhar com alunos de 3º ciclo no sentido de os dotar de outras capacidades e conhecimentos que não os académicos.
Assim pretende-se promover o gosto pela natureza e pela biodiversidade. Respeitar o tempo de formação e crescimento, aprender a esperar e a executar tarefas hortícolas.
Pontualmente a nossa horta funciona como um laboratório vivo também para alunos de secundário.
Esta atividade é ainda multidisciplinar uma vez que se cruzam conteúdos de história, ciências, físico-química e esta ano também de Inglês
Procura-se, assim, que os alunos percebam como nascem determinados produtos que se encontram nos supermercados, vejam como crescem os legumes, estudem como se alimentam as plantas e entendam a interação entre insetos e plantas.
Pretende-se ainda que os alunos aprendam como se pode praticar uma agricultura sustentável e respeitadora do meio ambiente.
Os produtos da horta são vendidos à comunidade escolar, normalmente pelos alunos da CAA para angariação de fundos para manutenção da própria horta, tal como compra de sementes e alfaias, promovendo a sua integração social.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do de ensino estruturado do CAA têm 45 min por semana.
Os alunos de 9F e 9G foram divididos em grupos de 10 e trabalharam na horta rotativamente 90 minutos semana sim semana não. Assim uma turma tinha uma semana e a outro na semana seguinte.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno foi feita manualmente uma parte da horta e com motoenxada na outra.
O terreno foi fertilizado com composto da escola.
Todo o trabalho da horta resulta de uma gestão coordenada por dois professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Utilizamos as borras de café do bar, os desperdícios da horta e e dos jardins (essencialmente folhas).
Os materiais são recolhidos e colocados em camadas num compustor. Mais tarde o composto é utilizado na fertilização do solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, favas, ervilhas, cebolas, rabanetes e alfaces na estufa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na estufa utiliza-se rega gota a gota.
No exterior rega manual com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita de duas em duas semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos pulgões que foram combatidos com pulverização com chá de casca de cebola e alho com sabão azul.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola - sempre que havia produtos para venda os alunos da unidade organizavam a sua venda. Os mais funcionais contactam com a comunidade e os restantes criam os molhos/embalagens pré pesadas ...

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas de campo. Os alunos aprendem a revolução agrícola e evolução das culturas em Portugal.
Na fotografia publicada o professor de História fala sobre a polémica em torno das sementes atualmente e de como é que os agricultores tinham sementes de um anos para o outros.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de alimentos utilizando produtos horticulas. Da nossa horta e fornecidos por alguns alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O projetos do canteiro das aromáticas não foi concretizado devido ao plano de contingência que abrangeu as escolas.

15.1. Link para a página da horta: