As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Deu-La-Deu Martins (Monção)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Superior a 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

503

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através da representação nos Eco Conselhos e através da oferta de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta produz frutos vermelhos que são encaminhados para o bar dos alunos, para serem integrados, gratuitamente nos batidos de fruta que estes consomem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma vez que à volta dos canteiros existe relva, esta é cortada pelos funcionários da CMM.A manutenção dos canteiros é feita por uma equipa de professores, em conjunto com os alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Depois de retidas as ervas daninhas, é remechido o solo e adicionado composto produzido no nosso compostor,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem na nossa horta é feita a partir da relva cortada , das folhas das arvores caídas e dos restos orgânicos da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morbenéficos.angos, mirtilos, framboesas, ervas aromáticas e árvores de fruto. São plantadas capuchinhas para afastar as pragas prejudiciais e atrair os insetos

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos, orientados pelo professor coordenador, fazem um mapa de serviço.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nunca existiu nenhuma praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas que se desenvolvem na horta abordam a sustentabilidade , a agricultura bioógica, a terra, as plantas , et.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A importância de os alunos perceberem que sem adubos e pesticidas conseguimos ter uma horta saudável.

15.1. Link para a página da horta: