As Nossas Hortas Bio

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 13 ou 14 anos. A horta não ocupou sempre o mesmo espaço pois a escola foi intervencionada pela parque escolar.

2. Área aproximada da horta (m²):

22

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Quando chamamos a atenção dos alunos para a existência da horta da escola, alguns ficam admirados pois nem sempre se apercebem que há uma horta na escola (a horta fica localizada num local pouco frequentado pelos alunos e fica "escondida" entre os edifícios).
Geralmente os alunos gostam das aulas na horta e gostam de saber o nome das plantas. Ficaram também muito satisfeitos quando sugerimos que as sementes que colocaram a germinar nas aulas práticas iriam para a horta e não para o lixo. Alguns também as quiseram levar para casa.
É sempre importante conhecerem algumas práticas agrícolas para darem mais valor aos produtos que habitualmente comem e que encontram nas prateleiras do supermercado, muitas vezes sem saberem como são produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A limpeza geral de ano para ano é assegurada pelos professores e por vezes por um assistente operacional.
No início do ano letivo, cavar toda a horta é da responsabilidade dos professsores envolvidos.
Plantar/semear, tirar ervas daninhas e regar é assegurado pelos alunos e professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita no início do ano letivo:
1- Limpeza dos restos de plantas do ano anterior que geralmente ficam a cobrir o solo durante todo o verão.
2- Cavar toda a horta
3- Colocar adubo natural (no ano passado colocamos algas)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta é ladeada de flores (lírios e hortências) que permanecem de ano para ano e apenas são substituidas as que morrem.
As culturas colocadas foram:
Favas, ervilhas, feijão, alface, rabanete, cenoura, penca e couve galega.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como ainda não recolhemos água da chuva e o local onde a horta se localiza não tem nenhum ponto de água, a rega é feita manualmente com utilização de garrafões que são enchidos no local mais próximo com água (cantina, casas de banho, arrecadação de limpeza).
Já foi pedida a colocação de um ponto de água mas como toda a intervenção na escola está a cargo da parque escolar, ainda não foi autorizado.
Também estava previsto iniciar a recolha de água de chuva, mas ficou sem efeito com o encerramento da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita, através da observação do estado sanitário das plantas.
A frequência da observação das plantas é semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Experiências de germinação de sementes para testar os fatores abióticos, realizados nas aulas práticas de Ciências Naturais, do 8º ano. Após os trabalhos realizados, colocação das sementeiras na horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realizaram-se aulas na horta com os alunos de 8º ano; este ano só se realizaram 4 aulas, envolvendo cerca de 56 alunos. As aulas tiveram como objetivo dar a conhecer a horta, as culturas de inverno e também explorar os fatores abióticos e as relações bióticas. Neste último caso os alunos descobriram nas plantas alguns caracóis que se alimentavam das mesmas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas ou outros pratos: estava prevista esta atividade, em colaboração com os alunos do Curso Profissional de Restauração (variante mesa e bar) para ser realizada no terceiro período.Como a escola foi encerrada antes de se fazer a colheita dos produtos da horta, foi feito o seguinte procedimento: os produtos foram colhidos, preparados e congelados, ficando prontos para serem utilizados no próximo ano letivo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade em parceria com as aulas práticas de ciências naturais de 8º ano. Os alunos realizaram experiências para testarem os fatores abióticos na germinação de sementes. Quando as experiências terminaram, todas as sementes germinadas foram colocadas na horta. Assim as sementes não foram para o lixo e foram aproveitadas.
Alunos envolvidos: todos os das 6 turmas de 8º ano (cerca de 150 alunos)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem sido, há já alguns anos, um espaço privilegiado para a integração de alunos com algumas dificuldades de aprendizagem e/ou outras problemáticas.
Estes alunos podem assim ter mais contacto com a natureza, aprendem a semear, ajudaram a fazer o croqui da horta, fizeram o espantalho e as tabuletas com os nomes das culturas, ajudam na manutenção e na rega. O trabalho na horta pode também despertar o interesse por uma futura profissão na área de agricultura e jardins.

15.1. Link para a página da horta:

Ainda não criamos nenhum meio de comunicação especial para a horta