saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Houve um iato de 2 anos (os últimos) na plantação da horta biológica na escola, tendo sido retomada a atividade no presente ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²):
70m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Atividade integradora do EFA, Sociedade Tecnologia e Ciência e Botânica
3.3. N.º de alunos envolvidos:
36
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
0
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Algumas famílias facultaram os diferentes tipos de plantas aromáticas e hortícolas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A produção serviria a cantina da escola, contribuindo, assim, para uma alimentação saudável. Os alunos aprenderam a trabalhar a terra e a cultivá-la de forma sustentável, alguns contactaram pela primeira vez com a natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma responsabilizou-se por um conjunto de tarefas, as quais foram cuidadosamente planificadas e distribuídas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Começamos pela limpeza, mobilização superficial, para não destruir a biodiversidade, juntamos cascalho, composto misturado com solo e estilha para evitar o crescimento de ervas daninhas e posteriormente adubagem do solo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com restos de plantas (ramos, folhas), estrume de vaca e estilha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Colocamos alface com beterraba e alface com cebolinho, com ervas aromáticas lavanda à volta da horta. Junto à horta encontra-se a espiral de ervas aromáticas, onde foram plantados: alecrim, tomilho, lavanda, salsa, coentros, caninha, hortelã, cidreira, cebolinho, citronela, orégãos, funcho e anis.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em tempo de aulas presenciais, a rega foi feita manualmente pelos formandos, através de regador e de mangueira. Atualmente é feita por um funcionário da escola, usando a mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Houve uma vigilância ativa por parte dos formandos e dos formadores, que não detetaram qualquer doença ou praga nas culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Workshop de agricultura biológica
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
O Workshop sobre agricultura biológica foi dinamizado pela professora Marília Arroja, para 26 alunos.
Atividade 2:
Descrição:
Aula na horta - estiveram envolvidos 36 alunos, em momentos diferentes, na elaboração da mesma.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Toda a horta foi construída com práticas sustentáveis, nunca foram utilizados pesticidas nem fertilizantes químicos para combater/evitar pragas. Limitou-se o terreno com lavanda, construiu-se a espiral de ervas aromáticas, que tem como função afastar as pragas, e também foi elaborado um hotel de insetos para atrair insetos que são polinizadores e comem as pragas.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/ECO-Escola-EPFF-1708397866097858/