As Nossas Hortas Bio

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

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desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4

2. Área aproximada da horta (m²):

36

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Natureza, Cidadania, RobAmb e Clube Ambiental

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem para a existência da horta em diversos aspetos - doação de sementes e plantas e manutenção da horta.
A doação de sementes e plantas para a horta é feita 2 fezes por ano, uma pela primavera e outra pelo outono.
No que se refere à manutenção da horta, depende da disponibilidade dos Encarregados de Educação, pois é uma atividade voluntária. De destacar um avô, já reformado, que vai quase semanalmente apoiar na manutenção da horta.
Os produtos colhidos também são distribuídos pelas famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O facto de envolver os alunos e as famílias (trazerem sementes, levarem os alimentos colhidos e/ou sementeiras) contribui para uma maior proximidade da escola com a família dos alunos.
A horta também desenvolve um conjunto de valores fundamentais para os envolvidos. O facto de terem de manter uma horta desenvolve a responsabilidade e a distribuição dos produtos a solidariedade, por exemplo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem diversas turmas (desde o pré-escolar ao 3.º ciclo) que desenvolvem projetos centrados na horta, sendo os alunos dessas turmas responsáveis pela sua manutenção da Horta.
Todos os projetos são articulados e coordenados pela professora do Núcleo Ambiental. Assim, a horta está distribuída por cada turma e há uma escala quinzenal de manutenção.
Os alunos da brigada Verde (Núcleo Ambiental) apoiam uma vez por semana a manutenção da horta e apoiam os projetos das turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A plantação/sementeira da horta é feita essencialmente duas vezes, na primavera e no outono, sendo a limpeza feita antes destas acontecerem. Todo o processo é feito de modo artesanal/tradicional e tendo em conta a sustentabilidade da horta.
Neste sentido, a limpeza é feita com material agrícola como enxadas e à mão, o solo é fertilizado de modo biológico, a partir de húmus da compostagem e de chá de ortigas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola faz dois tipos de compostagem: a compostagem em pilha e a vermicompostagem.
O material utilizado, de acordo com o tipo de compostor, é minhocas, restos de comida da cozinha da escola, restos orgânicos (caroços das frutas do almoço), palha e folhas secas (das árvores da escola). E ainda tirar de papel que é desfeito nos diferentes serviços da escola (secretaria, direção..)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são feitas a partir de uma articulação entre as diversas turmas, com a coordenação da Brigada Verde.
As culturas são distribuídas por turma, de acordo com as tabelas de consociação e tendo em conta o mais adequado para cada momento (primavera ou outono).
Também houve uma preocupação em plantar plantas cooperantes e aromáticas:
Plantas cooperantes :
- Consolda - portadora de um grande conteúdo em minerais, especialmente cálcio e potássio. Inseticida contra a mosca branca e pulgões. - Chagas ou Capuchinha (Tropaeolum majus) - repele nematóides e insetos. - Cravo Túnico (Tagets patula) - atrai insetos benéficos e repele insetos indesejáveis. - Urtiga - é uma acumuladora de ferro e produz um bom adubo.
Algumas ervas aromáticas, tais como:
- Mentas (Previnem formigas, pulgões, borboleta da couve) - Coentros (controla pulgões e ácaros) - Tomilho (afasta a borboleta da couve) - Salva (repele a borboleta do repolho) - Alecrim (afasta a borboleta da couve e a mosca da cenoura)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A brigada verde ajuda na gestão e articulação da rega, fazendo a vigilância todas as semanas.
Como não há sistema de rega, é feito uma tabela de escalas de modo a envolver e responsabilizar todas as turmas que estão a trabalhar a Horta. Esta escala é sempre articulada com a Brigada Verde e coordenada pela professora do Núcleo Ambiental.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas e doenças é essencialmente da responsabilidade da Brigada Verde, que faz o controlo todas as semanas a partir da observação direta.
Qual algo é detetado, a ação é articulada com as turmas e o controlo é sempre biológico e com recurso aos manuais de fitossanidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

De referir que o combate é sempre feito de modo biológico e que mais uma vez as plantas cooperantes desenham um papel fundamental.
- Fungos: chá de cavalinha, chá de urtigas, leite e água
- Pulgão: sabão, extrato de cebola e alho
- Lesmas e caracóis: armadilhas com cerveja


13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Construção de hoteis de insetos ; Comemoração do Dia mundial da Alimentação

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira da Escola:
- Uma vez por ano
- Os professores do projeto (10) e os 200 alunos
- Os alunos recolheram sementes e plantas aromáticas, construirão sacos de cheiros que venderam. Também venderam algumas suculentas plantadas por eles ou oferecidas pela comunidade escolar.
- Os alunos ficaram responsáveis pela venda dos produtos, na tenda.
- A feira foi aberta a toda a comunidade e os produtos tiveram uma venda quase total.
- O dinheiro angariado serviu para equipar a horta e outro foi oferecido ao 9.º ano (para a viagem de estudos)
- Impactos: envolvimento e proximidade da comunidade com a escola, sensibilização para a importância da horta na manutenção do equilibro do ecossistema, valores que reforça nos alunos (responsabilidade e solidariedade, por exemplo), gosto pela horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Hotel de insetos
- Uma vez por ano.
- Brigada verde
- Os alunos recolheram material reciclado , como papel e restos biológicos (pinhas, troncos...)
- Os alunos construíram um hotel de insetos
- Sensibilização para a importância dos insetos no equilibro do ecossistema.
- Desenvolvimentos de valores como o trabalho de grupo, sustentabilidade...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dia Mundial da Alimentação
- Uma vez por ano
- Recolha de bens alimentares Saudáveis
- plantar plantas de fruto na horta (sementeira de outono)
- Concurso: Sandes saudáveis (criação de uma receita)
- Os produtos alimentares foram oferecidos a uma comunidade.
- Palestra "Na Horta a caminho da alimentação Saudável"
- Impactos: envolvimento e proximidade da comunidade com a escola, sensibilização para a importância dos produtos agrícolas biológicos na alimentação, valores nos alunos (responsabilidade e solidariedade, por exemplo), gosto pela agricultura .

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A possibilidade de se fazer da horta um laboratório de aprendizagens e de realizar projetos com interdisciplinariedade fazem deste espaço um local com grande valia na educação.

15.1. Link para a página da horta: