As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica de Santa Catarina da Serra (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 20 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Moral Religiosa Católica, Formação Pessoal e Social e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Duas a três vezes por ano na angariação de sementes e plantas e troca de saberes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um espaço que congrega alunos de diferentes ciclos (do 1.º ao 3.º ciclo) em atividades normalmente interdisciplinares que se cruzam também com atividades dinamizadas pelos clubes Eco-Escolas e de Ciências.
Tem um papel importante na inclusão de alunos com um currículo diferenciado, como espaço de oficina de jardinagem e também é um local onde alunos prestam serviço comunitário de boa vontade.
A horta cruza também saberes de várias gerações (contributos dos pais de alguns alunos e de assistentes operacionais da escola).
Os produtos da horta são vendidos por alunos, devidamente supervisionados, entre os professores ao longo do ano e a encarregados de educação na festa do final do ano, para ajudar nos custos de ferramentas e pequenas infra-estruturas (coberturas das estufas) que sejam necessárias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é garantida por alunos em atividades de clubes que funcionam à 4.ªf à tarde, com o clube Eco-Escolas e o Clube de Ciências, tendo sempre o precioso contributo de uma assistente operacional no terreno e de pelo menos dois professores. Os clubes têm alguns membros em permanência, mas estão abertos a voluntários que sempre surgem nesse período de ocupação do tempo livre, para atividades de preparação do solo, plantação, rega e mondagem de ervas daninhas, num espírito comunitário.
Os eco-delegados das turmas do 2.º e 3.º ciclo dinamizam as atividades de recolha de orgânicos para a compostagem, permitindo uma recolha diária.
Há aulas que se desenvolvem pontualmente na horta, de acordo com os seus horarios.
Todas as atividades são articuladas com uma das coordenadoras do Eco-Escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e o revolvimento do do terreno é feito de modo tradicional.
Para a fertilização usamos o composto obtido nos nossos compostores e temos o cuidado de cultivar leguminosas e fazer a rotação de culturas nos diferentes espaços.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de frutas e hortículas da cantina e bar da escola, de onde também provêem borras de café e ainda resíduos orgânicos de alguns ecopontos da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Faveiras, ervilheiras, tremoceiros, rabanetes, couve serrana, nabiças, alfaces, rúcula e aromáticas como coentros, erva cidreira, alecrim e hortelã.
Temos ainda uma ameixoeira e um pessegueiro e este ano plantou-se framboeseiras e fisalis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recolhemos água da chuva num depósito e dois contentores, estando em vias de desenvolvimento um sistema de canalização por gravidade que permitirá uma rega gota-a-gota.
Como o terreno é argiloso e nesta região tem chovido com alguma frequência, só regamos quando semeamos ou transplantamos culturas ou no final da primavera em períodos de muito calor.
Nos períodos de muito calor, reutilizamos garrafões de 5 litros perfurados junto a algumas culturas, enquanto implementamos um circuito de rega

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido indícios significativos de pragas nas nossas culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de Estudo do Meio de alunos do 4.º ano, orientada por alunos do terceiro ciclo do Clube de Ciências.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Ação de limpeza dos espaços exteriores em Formação Pessoal e Social e EMRC, no âmbito da DAC "Somos Plástico...e depois?".

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Reintegração de alunos, num serviço comunitário na horta

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: