As Nossas Hortas Bio

Jardim de Infância de Boavista Olheiros (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Mais ou menos: 10 m por 7 m.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo ( porque se trata do (Pré-escolar).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na compra dos produtos cultivados na Horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As famílias observam a horta e fazem observações positivas e interessadas sobre o crescimento dos produtos. Valorizam e acompanham o trabalho e mostram interesse no consumo dos produtos. As crianças gostam de cuidar da horta e fazem-no com interesse e sentido de responsabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada semanalmente (uma sala responsável por semana). Na semana atribuída à "sua sala" as crianças responsáveis (2 crianças por sala), com a respetiva educadora e/ou auxiliar, cuidam e tratam da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi preparado com o auxílio da Câmara Municipal de T. Vedras (lavrar e estrumar a terra) - com o programa "Hortas Bio" acompanham e ajudam a dinamizar as hortas escolares.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Podas do jardim; limpeza dos canteiros; cascas da fruta; folhas e ramos das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, rúcula, rabanetes, alho francês, salsa, couve roxa, bróculos, cenouras, couve flor...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Semanalmente, a sala responsável pelo cuidado da horta, efetua também a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tem havido pragas. Temos barreiras naturais: alecrim; alfazemas; chagas; cravos túnicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda aos professores e outros funcionários, em "Cestos" na sede do Agrupamento

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na Horta, que se realizavam semanalmente, para tratar, semear; plantar; regar e colher para posterior consumo e venda.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na semana da alimentação foi efetuada com as crianças uma "Pirâmide dos Alimentos", tendo sido elaborada com produtos da horta e com outros alimentos trazidos de casa pelas crianças e depois organizados de acordo com o valor alimentar. Essa pirâmide foi depois exposta no hall do JI para maior divulgação junto das famílias. Com os produtos foi depois confeccionada uma sopa, que foi servida às crianças na hora do almoço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Com a colheita dos produtos da horta foram organizados cabazes para venda (junto das famílias e também nas escola sede do agrupamento). Durante o período de quarentena forma ainda distribuídos produtos a algumas famílias mais carenciadas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: