As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta tem aproximadamente 20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial, Mecânica Automóvel, Direção de Turma e Física e Química

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Muitos alunos vão nos intervalos à horta, Os alunos, professores e funcionários passam, apreciam e elogiam a horta. O espaço também tem algumas flores para embelezar o mesmo

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada por 6 canteiros, três dos quais têm turmas associadas e outros três sem turmas atribuidas. As três turmas que têm canteiros trabalham em algumas aulas de direção de turma, outra em algumas aulas de Física e Química e alguns alunos de outra turma trabalham em algumas aulas de mecânica. Os alunos do ensino especial também trabalham na horta em diferentes disciplinas. Alguns esporadicamente também trabalham quando não têm aulas e vêm lá a professora da Eco-Escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado por alguns alunos, principalmente com alguns alunos das turmas do 9ºano, 10ºano e 11ºano e foi colocada ainda alguma terra de saco, pois o terreno é muito espesso. Não foi colocado estrume nem composto (pois não havia).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas secas recolhidas das árvores da escola e serrim, restos de comida trazidos de casa e verduras recolhidas do espaço escolar ou trazidas de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Uma turma tem morangos, tomates, alface e couves, outra turma tem bróculos, cebolas, cenouras e a outra turma tem morangos, couves, e pimentos. Os outros três: um semeado com favas, ervilhas e alhos, outro com morangos e outro com ervas aromáticas: alfazema, alecrim, tomilho, salsa, coentros, erva cidreira, arruda, oregãos, limonete, hortelã menta, malaguetas, flor do caril,tomilho . Entre os canteiros distribuidos pela horta existem árvores de fruto: limoeiro, fisallis, laranjeiras marmeleiro, pereira e pessegueiro. Ainda existem espalhados pela horta pneus e vasos com flores diversas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com balde ou mangueira

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano foi muito difícil desenvolver o projeto pois a colega responsável esteve de atestado médico durante bastante tempo.

15.1. Link para a página da horta: