As Nossas Hortas Bio

Escola Básica e Integrada de Apelação (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi iniciada no principio durante o primeiro período.

2. Área aproximada da horta (m²):

menos 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Alunos da Oficina do Ambiente e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30-50 (variável)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3-5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- maior sensibilização para o conhecimento das diferentes características do solo;
- sensibilização para a necessidade de disponibilidade de água para o desenvolvimento das plantas;
- sensibilização para a existência de uma grande diversidade de plantas que podem ser usadas na
alimentação;
- identificação de plantas;
- observação dos diferentes órgãos das plantas utilizadas na alimentação humana;
- perceção das diferentes etapas de crescimento das plantas;
- sensibilização para as atividades e práticas agrícolas;
- sensibilização para a necessidade de preservação do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta era efetuada, principalmente, nos períodos de funcionamento da Oficina do Ambiente.
As tarefas eram repartidas pelos alunos que colaboravam nestes períodos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada de forma manual, com o recurso a enxadas, ancinhos, sachos, pás...

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas foram principalmente:
- couves (diferentes variedades);
- alfaces (diferentes variedades);
- morangueiro;
- beterraba;
- alho francês,
- cebola;


10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças foi feita de uma forma direta não se tendo registado o aparecimento de qualquer praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A implementação da horta dentro do recinto escolar veio criar um espaço de maior ligação à natureza. Estando a horta localizada num espaço de grande visibilidade, permite aos alunos o acompanhamento diário da evolução da horta.
Também se regista com agrado que a horta tem sido respeitada por todos, o que é motivo de orgulho.

15.1. Link para a página da horta: