As Nossas Hortas Bio

Escola Básica e Secundária António Bento Franco (Ericeira) (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

começamos este ano

2. Área aproximada da horta (m²):

6m2 (x2 camas)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

eco-sustentabilidade, Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

não tivemos tempo de completar o projeto, esperamos dar continuidade no próximo ano letivo

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

a importância dos legumes na alimentação
a importancia dos alimentos biológicos
os perigos dos produtos químicos na alimentação

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

este projeto está associado à turma de PCA do 8º ano, turma G, na disciplina de Eco-Sustentabilidade e Hortas Biológicas. A ideia foi sensibilizar os alunos para a importância dos produtos naturais e perigosidade de produtos quimicos na alimentação. Fizemos várias experiências ao longo do ano, com várias técnicas de agricultura biológica, nomeadamente a permacultura e a hugelkulture. Não chegamos a produzir nada porque houve alguns contratempos logo no início ( a empresa que faz a manutenção dos espaços verdes da escola cortou as nossas camas de permacultura, entre outros incidentes...)

7. Como é feita a preparação do solo?

Fizemos a preparação do solo utilizando 2 tecnicas: permacultura (cartão, palha, folhas secas, terra) e hugelkulture (cartão, troncos de árvores de vários tamanhos, terra, folhas secas)
para a fertilização construimos um biocompostor, que foi substituido por um biocompustor oferecido pela Trato Lixo, e um minhocário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

é utilizado o biocompustor oferecido pela Tratolixo, onde se colocam resíduos verdes e castanhos provenientes de (desperdício de jardinagem, desperdício da cozinha (apenas cascas de legumes, não utilizamos restos de alimentos cosinhados), cascas e restos de fruta, papel.
Este projeto não chegou a completar-se pela interrupção da escola na sequência do COVID19.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

começamos por colocar algumas sementes de legumes (para melhorar o solo mais profundo), favas, ervilhas, alfaces, alecrim, Gogi, louro, hortelã, beterraba, grão, alho francês, rabanetes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

nos meses em que fizemos estas plantações a chuva foi bem frequente, pelo que a rega era supervisionada pela professora responsável pelo eco escolas e pelos alunos do 8G durante as aulas na disciplina de Eco-Sustentabilidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não chegamos a observar pragas, mas a cultura era muito pequena e diversificada, precisamente, nesse sentido.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

a ideia é fazer tratamentos biológicos, como o fungicida de urtiga (será trabalhado no próximo ano).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Como referi anteriormente, não tivemos tempo de fazer muita coisa, mas o projeto continua para o ano seguinte.
Fizemos várias aulas na horta, mas tenho poucas fotografias.
Pensamos que a maior importância é na sensibilização dos alunos para: importância dos vegetais na alimentação, dos produtos biológicos e do perigo dos produtos químicos na alimentação.
Assim a importância é Feira na Comunidade, aulas na Horta e confecionar saladas e pratos de legumes com os nossos produtos (isto era o ideal... não sei se conseguiremos).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: